Adolescente fugiu com professor no RS por vontade própria, diz delegado

24/06/2012 19:56

Menina de 14 anos e homem de 46 anos prestaram depoimento.
De acordo com o delegado, jovem disse que paixão já durava seis meses.

Jovem de 14 anos e professor que fugiram na sexta-feira (22) prestaram depoimento nesta tarde (Foto: Reprodução/RBS TV)
Jovem de 14 anos e professor que fugiram na
sexta-feira (22) prestaram depoimento nesta tarde
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Já durava seis meses a paixão entre a adolescente de 14 anos e o professor do ensino médio de uma escola de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Eles estavam desaparecidos desde sexta-feira (22). Em depoimento à polícia na tarde deste domingo (24), a menina confirmou que fugiu com o homem de 46  anos por vontade própria. Durante quase dois dias, eles viajaram por cidades como Gramado e Nova Petrópolis, na Serra do Rio Grande do Sul, até o retorno a Alvorada neste domingo.

De acordo com o delegado Newton Martins de Souza Filho, a adolescente foi à aula na sexta-feira já sem uniforme. Há duas semanas, uma professora da escola flagrou um beijo entre os dois. "Foi um ato consentido pela menina. A fuga foi decidida quando o pai e a mulher do professor tomaram consciência do que havia ocorrido", explica o delegado. O professor, então, se demitiu do cargo e resolveu deixar a cidade.  A jovem pediu para ir junto. "Ela disse a ele que iria partir também, pois não queria aguentar tudo sozinha", comenta Souza.

Na manhã deste domingo, o pai da garota conseguiu contato por telefone com a filha e afirmou que não daria continuidade ao processo e às buscas da polícia. "Eles resolveram voltar. A jovem foi deixada em casa e o homem foi para casa encontrar a esposa", comenta. Ele foi agredido pelos familiares da adolescente e encaminhado sob custódia da Brigada Militar ao hospital de Alvorada.

"As provas e investigações foram levantadas, mas precisamos de mais informações do que aconteceu de fato para chegarmos a uma conclusão", fala Souza. Pela avaliação inicial da polícia, o professor não cometeu crime e não será preso por enquanto. As hipóteses de sequestro e estupro foram descartadas, já que a adolescente confirmou consentimento e tem mais de 14 anos.