Aprenda a preparar a moqueca que mistura bacalhau, peixe e camarão

01/03/2012 18:20

01/03/2012 17h30 - Atualizado em 01/03/2012 17h30

Aprenda a preparar a moqueca que mistura bacalhau, peixe e camarão

Instrutor de gastronomia do Senac ensina receita da 'Moqueca ao dueto'.
Receita é rápida e prática; assista ao vídeo.

 

Do G1 BA

 

 

J

josenilton Santos, instrutor de gastronomia do Senac, ensina a receita da 'Moqueca ao dueto', prato que mistura bacalhau, um outro tipo de peixe e camarão. Confira os ingredientes e o modo de preparo!

Ingredientes:
200g de pescada amarela
200g de bacalhau dessalgado
50g de camarão seco
Um limão
Uma cebola média
Um tomate médio
Cheiro verde: mistura de salsinha, cebolinha e coentro a gosto
100ml de leite de coco
100ml de azeite de dendê
Dois dentes de alho moídos
10g de gengibre
Sal a gosto

Modo de preparo:
O instrutor do Senac inicia orientando a ter cuidado com o sal por causa do bacalhau e do camarão seco, que costumam ser salgados. Em seguida, o limão e o alho devem ser usados para temperar o peixe. Coloque a cebola e o tomate na frigideira, adicionando a pescada amarela por cima.

“Para a preparação de um peixe mais resistente você pode preparar uma ‘cama’, para que o tempero cozinhe juntamente com o peixe, para agregar mais sabor. Quando é um peixe mais sensível, tipo filé, você tem que refogar primeiro o tempero para não desmanchar a fibra do peixe, então fica mais apresentável”, observa Josenilton.

Após fazer as camadas, o azeite de dendê deve ser acrescentado com o leite de coco, de preferência ralado na hora. A moqueca deve ser cozida por cerca de 15 minutos, em fogo brando. "O gengibre é o toque final, aromático, ele vai exalar aquele cheiro, perfume", finaliza.