Campanha da Fraternidade 2012 discute a saúde pública brasileira

22/02/2012 09:29

Campanha da Fraternidade 2012 discute a saúde pública brasileira

CNBB lança a campanha oficialmente nesta quarta-feira (22).
Arcebispo de Curitiba lamenta corte no orçamento federal da saúde.

 

Do G1 PR, com informações da RPC TV Curitiba

 

 

 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança na tarde desta quinta-feira (22), em Brasilia, a Campanha da Fraternidade-2012 com o tema “Fraternidade e Saúde” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

De acordo com o arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr Vitti, a igreja decidiu trabalhar o tema saúde pública com o objetivo de fazer com que o povo e as autoridades competentes reflitam sobre os desafios que o país possui neste setor. “Quantos efêmeros não encontram lugar nos hospitais e nas casas de saúdes?”, questionou o arcebispo.

A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. Anualmente, a igreja seleciona um tema de interesse coletivo e procura envolver toda a sociedade durante a Quaresma, período entre o Carnaval e a Sexta-feira Santa, em que os católicos praticam ações para ajudar o próximo assim como fez Jesus, segundo o catolicismo.

Dom Moacyr Vitti lamentou o corte do orçamento da União que atingiu diretamente o Ministério da Saúde. Conforme divulgado pelo Ministério do Planejamento, os recursos aprovados pelo Congresso Nacional caíram de R$ 77,58 bilhões para R$ 72,11 bilhões.

“A gente sabe da necessidade e não há dúvidas que a CNBB está fazendo um esforço para reverter essa situação”, afirmou Vitti.

A campanha visa também promover a iniciativa popular para solucionar o problema. "Nós não podemos deixar a responsabilidade para as autoridades, cada pessoa deve dar a sua contribuição para solucionar os problemas”, destacou o arcebispo.