Decisão: Flu e Bota escrevem neste domingo o capítulo final do Carioca

13/05/2012 11:52

Decisão: Flu e Bota escrevem neste domingo o capítulo final do Carioca

Depois da vitória por 4 a 1 na primeira partida, Tricolor vai ao Engenhão com a vantagem de poder perder por até dois gols de diferença

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


O Fluminense será campeão se perder por até dois gols de diferença. O Botafogo precisa golear o time tricolor para comemorar o título
Foto: Editoria de Arte / Editoria de Arte

O Fluminense será campeão se perder por até dois gols de diferença. O Botafogo precisa golear o time tricolor para comemorar o título Editoria de Arte / Editoria de Arte

 


Leia mais sobre esse assunto em https://oglobo.globo.com/esportes/orgulho-enfrenta-depressao-no-fluminense-botafogo-4882981#ixzz1ulI5TMj0
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
 
 
22 comentários

A procura por ingressos para a final do Campeonato Carioca pode ser usada como um termômetro do que será a decisão, neste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão. Enquanto a torcida do Fluminense já garantiu a lotação dos Setores Leste e Sul até a manhã de sexta-feira, os bilhetes destinados aos torcedores do Botafogo estão longe de acabar. A confiança e descrença nos times reflete a situação que se criou no confronto depois da goleada tricolor por 4 a 1 no primeiro jogo.

 

Durante a semana, ainda houve motivo para a confiança na conquista do Fluminense aumentar. O time venceu o Internacional, quinta-feira, e se classificou para as quartas de final da Taça Libertadores. Já o Botafogo amargou uma derrota por 2 a 1 para o Vitória, em casa, e a queda nas oitavas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira.

De olho no confronto com o Boca Juniors, quinta-feira, pela Libertadores, em Buenos Aires, o Fluminense pode até perder por dois gols de diferença que ainda assim será campeão carioca. O Botafogo, que até o primeiro jogo da final havia ficado 23 jogos invicto, precisa vencer por quatro para conquistar o título nos 90 minutos ou por três para levar a decisão para as cobranças de pênaltis.

Marcelo de Lima Henrique será o árbitro, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço dos Santos. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida no Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir de 15h30. A TV Globo vai transmitir o jogão ao vivo para RJ, ES, DF, PB, SE, MA, RN, AL, PI e Região Norte.
header as escalações 2

Botafogo: na busca pela virada, Oswaldo de Oliveira vai escalar dois jovens com menos de 20 anos na decisão: Gabriel, de 19, e Jadson, de 18. Com isso, o time entra em campo com Jefferson, Gabriel, Antônio Carlos (Brinner), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Fellype Gabriel, Elkeson e Maicosuel; Loco Abreu.

Fluminense: a grande ausência na equipe do técnico Abel Braga é o atacante Fred, que está com um estiramento na coxa direita e também não jogará o primeiro jogo contra o Boca, pela Libertadores. Rafael Moura será o substituto. Anderson está novamente à disposição, mas a tendência é que fique como opção no banco. O Tricolor deve entrar em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Thiago Neves; Rafael Sobis e Rafael Moura.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: o time tem uma série de desfalques. Os volantes Marcelo Mattos e Lucas Zen, o meia Andrezinho e o atacante Jobson estão fora, todos machucados. Além deles, o lateral-direito Lucas não joga por estar suspenso. O zagueiro Antônio Carlos, com dores no joelho direito, ainda é dúvida.

Fluminense: além de Fred, Abel não tem à disposição Wellington Nem e Diguinho, que estão em processo de recuperação física.
header fique de olho 2

Botafogo: Fellype Gabriel tem sido o jogador mais eficiente do time no Campeonato Carioca. Ele marcou os três gols da vitória por 3 a 1 sobre o Vasco na final da Taça Rio e volta ao time depois de não enfrentar o Vitória, na fatídica eliminação da Copa do Brasil.

Fluminense: depois de fazer uma grande exibição na primeira partida contra o Botafogo, a expectativa em cima de Thiago Neves voltou a aumentar. Livre das dores no joelho esquerdo, o meia é um das esperanças para o Tricolor conquistar o título. O camisa 7 costuma crescer nos clássicos.

header o que eles disseram (Foto: arte esporte)

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Não vamos ganhar o jogo agindo de maneira insensata. Respeitaremos nosso adversário e buscaremos a vitória da mesma forma que eles fizeram no primeiro jogo. Temos chances de conquistar o título e não podemos ignorar isso. Tudo tem uma sequência, e estamos no meio de um trabalho. Ainda vamos disputar duas competições este ano, que nos dão a oportunidade de conseguir a classificação para a Libertadores, nosso principal objetivo no ano. A derrota faz parte. Só um vai ser campeão. Temos que seguir e dar continuidade ao trabalho."

Abel Braga, técnico do Fluminense: "Tenho certeza absoluta que não tem nenhum tipo de desânimo (por parte do Botafogo). Se nós entrarmos achando que a coisa vai se repetir... No futebol, não existem dois jogos iguais, nunca houve. A partida de domingo será totalmente diferente da que passou".

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Nas últimas 50 partidas, o Botafogo conseguiu quatro vitórias por diferença de três ou
mais gols, contra Ceará (4 a 0), Olaria (5 a 0), Bonsucesso (4 a 1) e Macaé (3 a 0). Em um clássico, a última vez foi diante do Vasco: 4 a 0, em agosto, pelo Brasileiro de 2011.

* A última derrota do Fluminense por três gols de diferença foi em setembro de 2011: 3 a 0 para o Bahia, em Salvador. Em suas últimas cem partidas, o time sofreu três derrotas por diferença
superior a dois gols. Além da derrota para o Bahia, perdeu também por 3 a 0 para o Libertad-PAR e para o América-MG.

* O Fluminense não vencia o Botafogo havia dois anos (ou oito jogos), até golear no último domingo por 4 a 1. A última vitória do Flu havia acontecido no dia 7 de março de 2010, por 2 a 1, de virada, no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.

* Conhecido como Clássico Vovô, o primeiro confronto entre Fluminense e Botafogo foi realizado no dia 22 de outubro de 1905, em amistoso vencido pelo Flu por 6 a 0. Já a primeira partida oficial, válida pelo Campeonato Carioca, também foi vencida pelo Flu, por 8 a 0, no dia 13 de maio de 1906. Esta é a maior goleada da história do clássico.

header último confronto v2

No domingo passado, o Fluminense derrotou o Botafogo, de virada, por 4 a 1. Renato abriu o placar no início do primeiro tempo, e Fred, com um golaço de bicicleta, deixou tudo igual antes do intervalo. No segundo tempo, com a expulsão de Lucas, o Tricolor aproveitou os espaços e marcou com Rafael Sobis, duas vezes, e Marcos Junior.