Divulgado laudo sobre enforcamento que matou ator em Itararé, SP

11/05/2012 07:08

Divulgado laudo sobre enforcamento que matou ator em Itararé, SP

A perícia apontou que o cordão do figurino provocou o enforcamento.
O acidente foi em 6 de abril durante encenação da Paixão de Cristo.

 

Do G1 Itapetininga e Região

 
13 comentários

 

Nesta quinta-feira (9), o delegado José Victor Bacetti, de Itararé (SP), divulgou o laudo da perícia científica feita no figurino e no equipamento de segurança usados pelo ator Tiago Klimeck, 27 anos, que sofreu enforcamento acidental.

De acordo com o delegado, o documento aponta que o sufocamento foi provocado pelo cordão da roupa usada pelo jovem. A hipótese do acidente com o cordão já era apontada por Bacetti antes mesmo da conclusão dessa análise especializada.

A perícia foi realizada no Instituto de Criminalística em Sorocaba (SP). O material foi analisado por dois peritos. Além disso, em 17 de abril, uma médica legista esteve na Santa Casa de Itapeva (SP), onde o rapaz ficou internado em coma profundo. No exame, a especialista havia identificado que o hematoma no pescoço da vítima era compatível com o cordão.

Com o fim dos exames periciais, o inquérito deverá ser concluído nos próximos dias.

 

O acidente
O enforcamento acidental ocorreu em 6 de abril, Sexta-Feira Santa, dia 6 de abril. Tiago representava o papel de Judas Iscariotes na peça sobre a encenação da Paixão de Cristo. Durante a representação, o ator devia subir em uma pedra do cenário com uma corda colocada em volta do pescoço para, em seguida, simular o enforcamento do personagem, conforme relata a história bíblica. Nesta cena, Tiago sofreu o sufocamento. O jovem ficou aproximadamente quatro minutos desacordado até que alguém percebeu que ele estava realmente enforcado.

Tiago morreu em 22 de abril depois de ficar 17 dias em coma profundo na Unidade de Tratamento Intensivo da Santa Casa de Itapeva (SP). Segundo a equipe do hospital, ele sofreu lesões cerebrais. Os ferimentos foram provocados por Isquemia Severa Encefálica Bilateral, ou seja, houve falta de fluxo sanguíneo no cérebro devido o enforcamento.

Personagem de Judas na encenação de Itararé (Foto: Sandro Azevedo / Virtual Guia)
O laudo apontou que o cordão do figurino provocou o enforcamento do ator Tiago Klimeck. (Foto: Sandro Azevedo / Virtual Guia)