Dom Murilo celebra Missa de Cinzas e abre período da Quaresma na BA

22/02/2012 09:23

Dom Murilo celebra Missa de Cinzas e abre período da Quaresma na BA

Cerimônia será realizada na noite desta quarta-feira (22), em Salvador.
Evento religioso marca abertura da Campanha da Fraternidade 2012.

 

Do G1 BA

 
Comente agora
Dom Murilo Krieger (Foto: Reprodução/TV Bahia)
 
Dom Murilo Krieger (Foto: Reprodução/TV Bahia)

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger preside a Missa de Cinzas nesta quarta-feira (22), que marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2012. A cerimônia será realizada às 19h, na Catedral Basílica, Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. Neste ano, a campanha aborda o tema Fraternidade e Saúde Pública, com o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

A Missa de Cinzas abre o período da Quaresma, tempo litúrgico de preparação para a Páscoa. São 40 dias em que a Igreja não canta músicas de glória e os tecidos usados nas missas são da cor roxa, que significa luto e penitência. Esse tempo se sustenta na oração, no jejum e na caridade.

A duração da Quaresma está baseada no significado do número quarenta na bíblia. O quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

Este número aparece em diferentes passagens bíblicas como os quarenta dias do dilúvio, os quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.

Sobre a Campanha da Fraternidade, segundo a Arquidiocese, o objetivo da é promover uma discussão sobre a realidade da saúde no Brasil e das políticas públicas da área. Em 1981, a saúde também foi tema da Campanha da Fraternidade e o tema volta à discussão 31 anos depois.