Já nas oitavas, Flu muda o foco e sonha com primeiro lugar geral

01/04/2012 15:52

Já nas oitavas, Flu muda o foco e sonha com primeiro lugar geral

Tricolor pode repetir os feitos de Vasco e Santos, e se tornar o terceiro time a ganhar todos os jogos da primeira fase no atual formato da Libertadores

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

O primeiro objetivo já foi alcançado. Com apenas quatro partidas, quatro vitórias, 12 pontos e 100% de aproveitamento, o Fluminense se tornou o primeiro clube a garantir vaga nas oitavas de final da atual edição da Libertadores. Agora, o foco nas Laranjeiras é outro: conquistar o primeiro lugar geral da fase de grupos e, consequentemente, o direito de decidir o mata-mata sempre em casa, assim como na campanha do vice-campeonato em 2008. De quebra, o Tricolor pode se juntar a outros dois brasileiros em um seleto grupo.
Jopgadores gol Fluminense Rafael Sobis Deco (Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.)
Jogadores festejam com Rafael Sobis o gol da vitória sobre o Zamora-VEN, a quarta em quatro jogos do Fluminense na atual edição da Libertadores (Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.)
Até hoje, apenas Vasco (2001) e Santos (2007) conseguiram a marca de vencer todos os jogos da fase de grupos da Libertadores desde que cada chave passou a ter quatro clubes, em 1968. Nenhum dos dois, porém, foi campeão. O Cruz-Maltino caiu nas quartas de final para o Boca Juniors-ARG, e a equipe da Vila Belmiro foi eliminada pelo Grêmio nas semifinais. O próprio Fluminense  já foi o lider geral em 2008. Mas alcançou tal marca com 13 pontos, apenas um a mais do que já possui na atual edição da competição.
- A batalha agora é para ser o melhor geral. Esse é o nosso foco. Se a gente for passando de fase, vamos decidir sempre em casa, o que pode ser uma boa vantagem - explicou o técnico Abel Braga.
Recorde de vitórias seguidas é do Vasco: oito em 2001
Diante do bom momento, o Tricolor pode até pensar em bater também o recorde de vitórias seguidas em uma mesma edição da Libertadores, que pertence ao mesmo Vasco de 2001. Além dos seis jogos da fase de grupos, a equipe de São Januário venceu também as duas partidas das oitavas de final daquele ano, totalizando oito triunfos consecutivos. Com 12 pontos em quatro jogos, o Fluminense garante o primeiro lugar do Grupo 4 com um simples empate diante do Boca Juniors-ARG no próximo dia 11 de abril, no Engenhão. Mas, apesar da campanha impecável até aqui, Abelão quer mais.
- Depois do Botafogo e do Madureira, vamos pensar num grande clássico. Quem não foi a Buenos Aires vai poder ver de perto uma partida entre Fluminense e Boca Juniors - frisou.
A delegação tricolor desembarca no Brasil na madrugada deste sábado. Os jogadores se reapresentam às 16h do mesmo dia, nas Laranjeiras, para o último treino antes do clássico contra o Botafogo, que será realizado domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela sexta rodada da Taça Rio.