ONU confirma a presença de 135 chefes de Estado na Rio+20

24/04/2012 08:05

ONU confirma a presença de 135 chefes de Estado na Rio+20

Representantes dos países vão discursar durante segmento de Alto Nível.
Penúltima negociação do documento começou nesta 2ª feira, nos EUA.

Do Globo Natureza, em São Paulo

 

 
A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou nesta segunda-feira (23) que a Rio+20 contará com a presença de ao menos 135 chefes de Estado durante o Segmento de Alto Nível da conferência sobre Desenvolvimento Sustentável.

A cúpula do Rio de Janeiro será realizada de 13 a 22 de junho, mas o encontro com chefes de Estado vai ocorrer de 20 a 22 de junho.

Em comunicado à imprensa, as Nações Unidas informaram que ao menos 135 presidentes e chefes de Estado, vice-presidentes, chefes de governo e vice primeiros-ministros se inscreveram na lista de oradores que vão discursar na plenária da cúpula, que tem início no dia 13 de junho. Até a última semana, o Itamaraty estimava a presença de cem representantes de Alto Nível.

Nesta segunda, durante a abertura das negociações informais do documento que vai nortear a Rio+20, em Nova York, o secretário-geral da conferência, Sha Zukang, disse que “existe um delicado equilíbrio que precisa ser alcançado nas negociações que considere as necessidades e interesses de todas as pessoas”. Sha Zukang afirmou também que está otimista com as negociações e que a Rio+20 “será um sucesso”.

Entraves
Diplomatas vão discutir o texto-base da Rio+20 até 4 de maio, durante a penúltima rodada de negociações informais. Segundo a ONU, o documento revisado identificou 26 áreas estratégicas de ação, incluindo água, energia, alimentos, empregos, cidades, oceanos, preparação para desastres, erradicação da pobreza e consumo e produção sustentáveis.

Desde que foi lançado em janeiro, novos pontos foram acrescentados. Um deles é a criação de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, compromissos criados para melhorar os índices de desenvolvimento humano de países pobres e emergentes.

Porém, o documento atual afirma que tais metas, que seguiriam o modelo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, seriam definidas até 2015 -- reduzindo a expectativa de que esse assunto seria resolvido na Rio+20.