Papa Bento XVI reza por prisioneiros em Cuba

28/03/2012 07:17

Papa Bento XVI reza por prisioneiros em Cuba

No segundo dia de visita à ilha comunista, Bento XVI pediu que cubanos trabalhem pela Justiça. Em Havana, se reuniu com presidente Raúl Castro. Encontro com ex-presidente Fidel Castro ainda não está confirmado.

O papa rezou, nesta terça-feira (27), pelos presos de Cuba. No segundo dia de visita à ilha comunista comandada há 53 anos pelos irmãos Castro, Bento XVI pediu que os cubanos trabalhem pela Justiça.

Uma visita ao templo que abriga a padroeira de Cuba. O Papa pediu à Virgem da Caridade do Cobre que guie o país pelos caminhos da justiça e da liberdade. Bento XVI rezou pelo futuro de Cuba e por todos os que estão privados de liberdade, em uma possível referência aos presos políticos.

Um manifestante foi detido pouco antes da celebração da primeira missa do Papa no país, segunda-feira (26) à noite. Jornalistas que estavam perto disseram que ele gritou “abaixo o comunismo”. Ao ser levado pelos agentes de segurança, o homem afirmou que estava gritando que eles não são livres.

Assistiram à missa 200 mil pessoas. A oposição disse que muitos foram barrados. O Papa pediu ao povo para perdoar e se esforçar na construção de uma sociedade renovada, aberta e mais digna.

De Santiago de Cuba, o Papa voou para Havana. Na capital, Bento XVI se encontrou com o presidente Raúl Castro. Ainda não se sabe se o Papa vai se reunir com o ex-presidente Fidel Castro. Na semana passada, Bento XVI disse que o regime comunista em Cuba havia fracassado.

O vice-presidente Marino Murillo afirmou que não haverá uma reforma política no país, mas uma atualização do modelo econômico cubano.