Poções: Comunidade Lagoa do João Realiza Festa Por Reconhecimento Quilombola

19/01/2012 20:00

Poções: Comunidade Lagoa do João Realiza Festa Por Reconhecimento Quilombola

 
 
POR MARCOS BLOG PRISMA POÇÕES


A comunidade de Lagoa do João, localizada no município de Poções, Bahia, realizou neste domingo (15), uma grande festa em comemoração ao recebimento da Certidão de Autodefinição, emitida pela Fundação Cultural Palmares – Departamento de Proteção ao Patrimônio Afro-Brasileiro - Ministério da Cultura, que Certifica as Comunidades Lagoa do João, Pimenteira e Vassoura como Remanescentes de Quilombos.
 
A confraternização, em alusão ao reconhecimento quilombola, reuniu centenas de pessoas das comunidades contempladas e adjacências, além de diversas pessoas da zona urbana dos municípios de Planalto e Poções. Compareceram ao evento autoridades religiosas, comunitárias e políticas.
 
A programação foi marcada por diversas atividades, entre elas, apresentação de um documentário sobre a história da comunidade, com a participação de moradores antigos da localidade e palestras proferidas pelo professor Jair Rocha, Licenciado em Geografia pela UESB, professor da rede municipal, que abordou o tema “Quilombos e Afrodescendentes na Bahia” e pelo professor Hamilton Assis, Pedagogo e Presidente do Movimento Negro Círculo Palmarino de Salvador, que desenvolveu o tema “Direitos e conquistas após o reconhecimento como remanescente de Quilombo”.
 
O Sr. Miguel Clarindo, Presidente da Associação dos Moradores local, manifestou sua alegria com o reconhecimento. Segundo ele, “para nós é uma honra acolher aqui na comunidade de Lagoa do João todo esse pessoal, tanto de fora como da própria região neste grande evento de reconhecimento de remanescentes de quilombo. Nós estamos comemorando nossa carta, nosso título de cidadão quilombola e agora a gente espera que o poder público nos olhe com um olhar diferente, pois agora somos uma comunidade reconhecida.”
 
Com a abertura da palavra para a plenária, o vereador Bonfim (PT), único representante do Legislativo Municipal a se fazer presente no evento, também mostrou sua satisfação com a conquista da comunidade e disse que “apesar de elegermos governantes compromissados com as causas populares no país e na Bahia, ainda há muito por fazer, muito já se avançou, daí a importância de movimentos como esse das comunidades de Lagoa do João, Pimenteira e Vassoura.” Enfatizou também que “se a gente não cobrar, não se mobilizar, não pressionar, as coisas não acontecem, por isso a comunidade deve continuar a lutar por melhorias”. Por fim, manifestou apoio à causa e colocou o mandato à disposição em prol da comunidade, principalmente no que se refere a um abaixo assinado de iniciativa dos moradores locais visando à implantação de uma Unidade de Saúde e uma Escola Quilombola.
 
A comunidade ofereceu um grande almoço a todos os presentes, seguido por uma tarde de grandes atrações culturais como Terno de Reis, Capoeira, Rezadeiras, Quadrilha, Sanfoneiros, Tecladistas e a participação da Banda Afroregge Mugunzenza.
 

O evento foi coordenado por Gilson Batista e a professora Kátia Almeida.