Prefeito de Brumado Bahia fala da possibilidade da transformação da região sudoeste num novo estado da Federação e Conquista seria capital

20/02/2012 12:46

Prefeito de Brumado fala da possibilidade da transformação da região sudoeste num novo estado da Federação e Conquista seria capital

 

Publicado por Rodrigo Ferraz | Colocado em Sudoeste | Data: 19 fev 2012

 

Por Daniel Simurro/97 News

A divisão do estado da Bahia para muitos é uma grande utopia, para outros a única solução para o fortalecimento das áreas mais desassistidas, como a região sudoeste.

Diante deste paradoxo, o prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, resolve chamar a atenção sobre a possibilidade da criação de um novo estado da Federação a partir da junção dos municípios da região sudoeste.

Comemorando a criação da Universidade Federal do Sudoeste, o chefe do executivo brumadense foi mais além e citou “a criação da Universidade Federal do Sudoeste representa o limiar de uma nova era, quem sabe de um novo estado, pois a nossa região sudoeste tem todas as condições para isso já que possui cidades muito progressistas como Vitória da Conquista, Jequié, Itapetinga, Guanambi, Caetité e Brumado, entre elas, as quais sediaram os campi avançados da referida universidade”.

Essa conjectura lançada pelo prefeito Eduardo Vasconcelos terá, com certeza ecos na capital do Estado, que sempre foi acusada pelos prefeitos do interior da Bahia de monopolizar as verbas e centralizar os recursos na região metropolitana de Salvador.

Ela também reascenderá ainda mais as intenções de se dividir o estado, já que a Bahia possui 417 municípios, muitos dos quais “arrastam a barriga no chão” na busca do progresso e do desenvolvimento.

A divisão territorial da Bahia, onde se formaria um novo estado da Federação Brasileira, é vista de forma muito positiva, já que os recursos da União poderiam ter uma distribuição mais equânime, proporcionando a municípios como Brumado um novo tempo, com a instalação de grandes universidades e a vinda de grandes empresas para incrementar a geração de emprego e renda.

Segundo as declarações do prefeito, de forma subliminar, entende-se que o município de Vitória da Conquista, o terceiro maior do estado e a capital regional do sudoeste baiano, estaria liderando um movimento nesse sentido.