Vagner Love revela segredo dos gols de canhota: bolas de tênis na infância

27/03/2012 11:08

Vagner Love revela segredo dos gols de canhota: bolas de tênis na infância

Em 2012, atacante fez mais gols com o pé esquerdo do que com o direito: 'São praticamente a mesma coisa. Iguais'

Por Cassius Leitão e Richard Souza Rio de Janeiro e Assunção, Paraguai
 
 
Vagner Love nunca jogou tênis. Quando criança, sempre teve o futebol como principal diversão. Mas em algum momento o menino e a bola pequena e amarela se cruzaram. E ela fez parte da formação do futuro atacante do Palmeiras, Seleção Brasileira, CSKA Moscou e Flamengo. Os números comprovam.
O Artilheiro do Amor é destro, mas os gols marcados com a camisa rubro-negra também apontam a eficiência de um canhoto. Somadas as duas passagens - primeiro semestre de 2010 e a atual - o atacante tem 30 gols em 38 jogos. Do total, 13 foram marcados de direita, a chamada perna boa, três de cabeça e um de barriga. O desempenho com a perna esquerda, no entanto, é o que chama a atenção. Love também fez 13 gols com ela, dois deles contra o Volta Redonda, sábado passado (assista ao vídeo). Ele nem havia notado, mas a explicação está nas bolinhas de tênis.
- Não tinha me dado conta (risos). Eu sou destro, mas desde quando comecei a jogar, com uns 11, 12 anos, comecei a treinar com uma bolinha de tênis com a perna esquerda. Quicava a bolinha e chutava para onde o nariz apontava. Depois, fui aperfeiçoando, treinando. Hoje, direita e esquerda são praticamente a mesma coisa. Iguais.
Vagner Love no hotel no Paraguai (Foto: Richard de Souza / globoesporte.com)
'Canhotinha de ouro': Love tem feito mais gols de esquerda (Foto: Richard Souza / globoesporte.com)
Ele passou longe da raquete. A ideia veio da necessidade. Love conta que a família não tinha condições de comprar uma bola de futebol.
- Nunca joguei tênis. Meu ex-padrasto conseguia bolinhas de tênis. Eu não tinha como comprar a bola certa. Era o que tinha para poder aprender. Veio na minha cabeça, tinha que aprender de alguma forma e comecei a treinar sozinho. Era mais fácil. A bolinha quicava e eu chutava. Chutava na parede e fui aprendendo.
Parte da inspiração ele foi buscar em jogadores ambidestros que via pela televisão.
Nunca joguei tênis. Meu ex-padrasto conseguia bolinhas de tênis. Eu não tinha como comprar a bola certa. Era o que tinha para poder aprender. Veio na minha cabeça, tinha que aprender de alguma forma e comecei a treinar sozinho. Era mais fácil. A bolinha quicava e eu chutava. Chutava na parede e fui aprendendo"
Vagner Love
- Via Romário fazendo gols com as duas pernas, ele chutava muito de esquerda. Müller, Marques. Jogadores que eu via e que tinham facilidade para chutar com ambas. Comecei a treinar e está me dando resultado hoje.
Em 2010, Vagner fez 23 gols em 29 partidas. Foram três de cabeça, um de barriga, sete com a canhota e 12 de pé direito. Na atual temporada, a perna esquerda está ainda melhor. Em nove jogos, foram sete gols: seis de esquerda e um de direita.
O Flamengo vai precisar das duas nesta quarta-feira. O time enfrenta o Olimpia, do Paraguai, pela quarta rodada do Grupo 2 da Libertadores. O jogo será no estádio Defensores del Chaco, às 22h (de Brasília).
Em grande fase, Love se diz pronto para continuar sendo peça importante da equipe.
- Estou me sentindo bem, feliz, procurando fazer o melhor sempre. As coisas estão acontecendo da melhor maneira. Vou continuar trabalhando para isso, buscando gols, ajudando o time.