'Ela é pai e mãe ao mesmo tempo', diz filho de professora no Sul de MG

12/05/2012 09:14

'Ela é pai e mãe ao mesmo tempo', diz filho de professora no Sul de MG

Docente de Tocos do Moji assumiu sozinha a educação dos filhos.
Ela recebe presentes no Dia das Mães e no Dia dos Pais.

 

Lucas Soares e Tiago Campos Do G1 Sul de Minas

 
2 comentários

A vida da professora Doraceli Benta da Silva Mira, a Dona Dora, como é conhecida em Tocos do Moji (MG), mudou profundamente há 12 anos quando ela perdeu o marido em um acidente doméstico. Viúva, com dois filhos para criar e apenas o salário de professora para sustentá-los, ela precisou se revezar entre a sala de aula e a lavoura de morangos para conseguir garantir a educação deles.

"Quando meu marido morreu, nós estávamos construindo. Nós não tínhamos nem casa para morar. Moramos na casa de um parente e cheguei a dar todos os móveis e até a geladeira em troca de serviços de pedreiro para concluir minha casa", conta a professora.

A professora Dora e os fillhos: educação acima de tudo. (Foto: Lucas Soares / G1)
 
A professora Dora e os fillhos: educação acima de tudo. (Foto: Lucas Soares / G1)

As dificuldades não impediram que a professora lutasse por aquilo que ela considera mais fundamental: a educação dos filhos. Mesmo cansada, depois de um dia de trabalho nas salas de aula, ela seguia para o campo para garantir uma renda extra.

"Eu chegava e ia direto para a lavoura de morangos de um cunhado, para tentar ganhar um dinheirinho a mais. Foi assim por muito tempo, fazendo bicos, que eu consegui o dinheiro para pagar as despesas", conta.

Valeu a pena. Se eu tivesse que fazer tudo de novo, eu faria"
Doraceli Benta da Silva Mira, professora

A garra da mãe fez com que os filhos entendessem a gravidade da situação e também passassem a ajudá-la. Tanto que o filho mais velho também foi trabalhar na lavoura e passou a colaborar.

"Ele chegava da escola e ia para a lavoura de morango e assim a gente foi conseguindo pagar as despesas de casa e depois a faculdade, sem precisar de nenhum financiamento", diz ela.

A luta deu resultados. O filho mais velho, de 21 anos, se formou em Ciência da Computação e agora busca um emprego. O mais novo, de 11 anos, sonha em ser político para melhorar a vida da pequena cidade de 3,9 mil habitantes.

"Para gente, ela é um orgulho. Nunca deixou faltar nada. Eu me considero uma pessoa bem educada e meu irmão também. Hoje nós damos presentes pra ela até no Dia dos Pais, pois para a gente ela é pai e mãe ao mesmo tempo", diz o filho Wágner Andrei Bento de Mira.

Dona Dora mostra os presentes que já ganhou dos filhos. (Foto: Lucas Soares / G1)
Dona Dora mostra os presentes que já ganhou
dos filhos. (Foto: Lucas Soares / G1)

"Valeu a pena. Se eu tivesse que fazer tudo de novo eu faria para a educação deles", completa a professora Dora.