Crianças chamam atenção no bloco Ilê Ayê no carnaval de Salvador

20/02/2012 23:05

Crianças chamam atenção no bloco Ilê Ayê no carnaval de Salvador

Bloco afro é um dos mais tradicionais da folia baiana.
Crianças são levadas por familiares que saem no Ilê Ayê.

 

Lílian Marques e Egi Santana Do G1 BA

 
 
Eduardo Henrique com a avó Neíldes. (Foto: Egi Santana/G1)Eduardo Henrique com a avó Neíldes. (Foto: Egi Santana/G1)

Aos poucos os associados do bloco afro Ilê Ayê foram chegando na concentração para tomar conta do circuito Osmar (Campo Grande), em Salvador. O bloco reúne gerações. Com um grande atraso, o Ilê Ayê entrou na avenida por volta das 21h30 desta seguda-feira (20). Em meio aos foliões do Ilê, as crianças vestidas com as roupas do bloco chamam atenção de quem passa e quem assiste à passagem dele.

 

O garoto Eduardo Henrique, 5 anos, foi para o Campo Grande para desfilar com a avó, a empregada doméstica Neildes Arcanjo, 43 anos. "Saio com o Ilê há 17 anos, e trago ele [o neto] desde os cinco meses. Sou viciada no Ilê, quando não saio eu choro", afirma .

Um pouco tímido, o garoto Eduardo diz que acha o Ilê bom e mostra os colares nas cores do grupo Ilê Ayê (vermelho, amarelo e preto) pendurados no pescoço. Um pouco mais à frente, a equipe do G1 encontrou o menino Elder Badaró, também de 5 anos, dançando as coreografias afro do Ilê Ayê na concentração do bloco. O tio dele, que também sai no Ilê junto com o garoto e a cunhada, fala sobre a tradição de família. "Ele [Élder] tem 5 anos e nove meses de Ilê Ayê. Minha cunhada trouxe ele na barriga para desfilar no Ilê e nunca mais ele deixou de vir", disse. 

 (Foto: Edgar de Sousa/G1)
Pequeno Elder Badaró dança no meio dos parentes. (Foto: Edgar de Sousa/G1).

Conhecido como o "mais belo dos belos", o Ilê Ayê é um dos mais tradicionais blocos afro de Salvador. Nascido no Curuzu, no bairro da Liberdade, o mais negro de Salvador, o bloco sai todos os anos da Liberdade no sábado de carnaval, cumprindo um verdadeiro ritual que atrai baianos e turistas ao bairro de origem do grupo.