Espiã russa chegou perto de ‘círculo íntimo’ de Obama, diz agente

03/04/2012 22:55

Espiã russa chegou perto de ‘círculo íntimo’ de Obama, diz agente

Anna Chapman foi próxima de membro da cúpula do governo, diz agente.
Russa que vivia infiltrada nos EUA foi detida em 2010 e virou celebridade.

 

Do G1, em São Paulo

 
Comente agora
A ex-espiã Anna Chapman desfila durante Semana de Moda Russa, no último dia 22 de março (Foto: Misha Japaridze / AP)
A ex-espiã Anna Chapman desfila durante Semana
de Moda Russa, no último dia 22 de março (Foto:
Misha Japaridze / AP)

Em uma entrevista à BBC, um agente da cúpula da FBI sugeriu que a ex-espiã Anna Chapman, agente russa que ficou conhecida em 2010 após ser detida junto com o maior esquema de espionagem nos EUA desde a Guerra Fria, esteve próxima o bastante do “círculo íntimo” do governo do presidente Barack Obama.

De acordo com o Huffington Post, Frank Figliuzzi, chefe da contrainteligência, disse que a bela espiã estava “chegando próximo o suficiente de um membro da cúpula do governo”, a ponto de o FBI ter de intervir para que a aproximação não continuasse. Figliuzzi não quis identificar o funcionário em questão.

Chapman foi presa em 27 de junho de 2010, após trabalhar como espiã russa infiltrada em Manhattan. Junto com outros espiões da rede, foi deportada para a Rússia. A notoriedade, no entanto, lhe rendeu uma campanha como garota-propaganda de um banco de Moscou e a capa de uma edição da Playboy, em 2011.

Há um mês, a ex-espiã também desfilou pela segunda vez na Semana de Moda Russa, vestindo um belo uniforme preto de espião.