Lula quer formar grupo para integrar a América Latina, diz Mujica

18/01/2012 00:50

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta terça-feira (17) que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado em criar um grupo, formado por intelectuais, que teria o objetivo de auxiliar na integração da América Latina. Mujica e sua mulher, a senadora Lucia Topolansky, estiveram reunidos com Lula nesta terça em um hotel em São Paulo.

"O Lula está empenhado em formar um grupo de intelectuais e pensadores dando corpo à integração da América Latina [...] Entendemos que este é um passo necessário para a América Latina", afirmou o presidente do Uruguai, após o encontro.

Segundo Mujica, a formação do grupo deve ser anunciada em um evento futuro. O próximo encontro entre Mujica e o ex-presidente, ainda sem data marcada, deve acontecer no Uruguai. "A preocupação de Lula é com a aproximação dos países da América Latina", reforçou o presidente.

Ainda de acordo com o presidente uruguaio, a criação do grupo poderia auxiliar no desenvolvimento do Mercosul.

"O Mercosul está melhor que antes, mas pode ainda melhorar. Está melhor porque os países cresceram, mas enfrentamos dificuldades institucionais", disse Mujica.

O presidente do Uruguai está em férias no Brasil e decidiu prestar solidariedade a Lula, que está em tratamento desde o ano passado. Após o almoço, Mujica e a mulher devem conhecer o Museu de Arte de São Paulo (Masp). O retorno para Montevidéu está previsto para a noite desta terça.

Lula em reunião com o presidente do Uruguai, José Mujica (de branco), em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)

Nesta terça, a assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Lula está sentindo irritação na garganta após suas primeiras sessões de radioterapia pelo tratamento de um câncer na laringe. O incômodo começou nesta semana e é constante e maior quando ele come.

O ex-presidente passou na manhã desta terça-feira (17) pelo Hospital Sírio-Libanês para sua 10ª sessão de radioterapia, por conta da doença. Ao todo, Lula vai passar por 33 sessões do tratamento ao longo dos próximos dias. Segundo a assessoria, a voz de Lula não foi afetada pelo tratamento.

A irritação está dentro do previsto no tratamento, mas deixou Lula indisposto, disse sua assessoria. Além da radioterapia, ele está sendo submetido a sessão de quimioterapia complementar uma vez por semana.