Novo presidente promete honrar acordos internacionais do Egito

24/06/2012 20:24

Novo presidente promete honrar acordos internacionais do Egito

Islâmico Morsi venceu o segundo turno das eleições neste domingo.
Ele elogiou o Exército pelo governo do país após queda de Mubarak.

 

Do G1, com agências internacionais

 
Comente agora
 

O candidato da Irmandade Muçulmana, Mohamed Morsi, vencedor das eleições presidenciais no Egitoneste domingo (24), reafirmou após ser declaro o novo presidente que o país honrará seus tratados internacionais.

A fala representou um gesto claro para Israel, que se mostrava preocupado com o tratado de paz firmado há 33 anos com o Cairo. Ele já havia dito, durante a campanha, que respeitaria os acordos.

"Manteremos os tratados internacionais e acordos entre o Egito e o mundo", disse Morsi em seu primeiro pronunciamento transmitido pela televisão, acrescentando que o Egito quer estar em paz com o resto do mundo, mas tem capacidade de se defender de qualquer ataque.

Ele concorreu pelo grupo islâmico Irmandade Muçulmana. No pronunciamento, Morsi disse que será o presidente de todos os egípcios e classificou o episódio como "momento histórico".

Morsi se tornou o primeiro presidente eleito no país no período pós-Mubarak após receber 51,7% dos votos no segundo turno, disputado no fim de semana passado. Ele já havia sido o mais votado no primeiro turno, em maio.

Em meio à ansiedade gerada no país após a declaração do resultado por conta do histórico de confrontos entre a Irmandade Muçulmana e as Forças Armadas, que governaram o Egito por seis décadas, Morsi elogiou o Exército pelo papel que desempenhou em governar o Egito desde a destituição do ex-presidente Hosni Mubarak no ano passado.

Ele também prometeu cumprir todos os objetivos daqueles que participaram da revolta que derrubou Mubarak.

O candidatao derrotado, o brigadeiro da reserva Ahmed Shafiq, enviou congratulações a Morsi, admitindo a derrota.

Histórico
Em 14 de junho, uma decisão judicial dissolveu o Parlamento, eleito democraticamente e no qual a Irmandade Muçulmana era maioria.

Os militares que governam interinamente o Egito desde a queda de Mubarak garantiram a realização do segundo turno, apesar das acusações de que um golpe estaria sendo armado, e prometeram que vão entregar o poder executivo ao vencedor antes de 30 de junho.

 

A Irmandade Muçulmana afirmou em comunicado, após a vitória deste domingo, que ela demonstra que o Egito "pode escolher de forma livre seu presidente".

Banida durante o regime de Mubarak -época em que Morsi chegou a ser preso-, a Irmandade chega ao poder pela primeira vez. Mas, após a dissolução do parlamento, ainda há duvida sobre se o seu presidente terá real poder.

O chefe da junta militar, marechal Hussein Tantawi, parabenizou Morsi pela vitória, afirmou a rede de televisão estatal.

Festa na Praça Tahrir
Partidários do grupo islamita tomavam a Praça Tahrir, no centro do Cairo, desde antes do anúncio do resultado, que foi bastante celebrado.

Partidários da Irmandade Muçulmana celebram neste domingo (24) a vitória do candidato Mohamed Morsi no segundo turno da eleição presidencial no Egito (Foto: Reuters)
da Irmandade Muçulmana celebram neste domingo (24) a vitória do candidato Mohamed Morsi no segundo turno da eleição presidencial no Egito (Foto: Reuters)

Os militantes agitavam bandeiras e cartazes do líder islâmico na praça, que virou símbolo da rebelião que derrubou Mubarak em fevereiro do ano passado, no contexto da chamava Primavera Árabe.

Mohamed Morsi acena após votar no segundo turno das eleições presidenciais no Egito em 16 de junho (Foto: AFP)
Mohamed Morsi acena após votar no segundo turno das eleições presidenciais no Egito em 16 de junho (Foto: AFP)

Para aumentar ainda mais a tensão no país, o estado de saúde de Mubarak, que cumpre pena de prisão perpétua pela repressão aos protestos do ano passado, piorou bastante na última terça-feira (19), e chegaram a circular boatos sobre a sua morte.