Pesquisa revela que brasileiros estão ecologicamente mais conscientes

09/05/2012 08:35

Pesquisa revela que brasileiros estão ecologicamente mais conscientes

A pesquisa garante: o número de consumidores que deixaram de usar as sacolas plásticas passou de 5% para 17%, em dois anos.

 

Beatriz Thielmann Rio de Janeiro

 

 

O consumidor brasileiro está ecologicamente mais consciente. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Fecomércio, em parceria com o Instituto Ipsos, um instituto internacional de pesquisa de mercado.

Fechar a torneira para quê? Que importa se a água corre enquanto caprichamos na limpeza das mãos? Banho bom é aquele demorado. Qual o problema da Luz acesa sem necessidade? Uma pesquisa mostra que há uma importante mudança de atitudes entre os brasileiros.

As sacolas reutilizáveis estão virando moda. “Já que estamos em uma procura de uma vida sustentável, temos que reduzir o uso de plástico ao possível”, comenta o dentista Salir Lerner.

O empresário Carlos Fernando usa uma caixa de papelão para carregar as compras: “É mais fácil inclusive para transportar as compras. É muito fácil fazer isso. É questão de a pessoa ter um pouco de dedicação e a pessoa se preocupar com o maior ambiente”.

A pesquisa garante: o número de consumidores que deixaram de usar as sacolas plásticas passou de 5% para 17%, em dois anos. O número de aqueles que, em casa, separam o lixo orgânico do reciclável também cresceu. “Ainda falta muito até o consumo consciente, mas esse indicador é uma esperança de que melhores dias virão no consumo consciente”, explica João Carlos Gomes, superintendente de Economia e Pesquisa da Fecomércio –RJ.

Os números indicam mais: apontam para o surgimento de um novo consumidor, com hábitos diferentes e conscientes de que saber usar pode significar uma visão maior de futuro.

A oceanógrafa Elaine Passos não tem dúvida da importância de gestos tão simples virarem rotina. “É o futuro do planeta, é a sustentabilidade. Por que a gente vai jogar fora se pode ser reciclado, se pode ser reutilizado?”, comenta.