Mundo

Hugo Chávez interrompe envio de petróleo da Venezuela ao Paraguai

24/06/2012 20:31

Hugo Chávez interrompe envio de petróleo da Venezuela ao Paraguai

Embaixador em Assunção também será retirado, disse líder venezuelano.
Chávez afirmou que a Venezuela não vai apoiar um golpe de Estado.

 

Da AFP

 
 
104 comentários
 

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou neste domingo (24) a retirada do embaixador venezuelano em Assunção, José Franciso Javier Arrué, e a interrupção do envio de petróleo, após a destituição, na sexta-feira, do presidente Fernando Lugo pelo Senado paraguaio.

"Ordenei retirar nosso embaixador de Assunção (...). E também vamos retirar o envio de petróleo. Sentimos muito, mas nós não vamos apoiar de forma alguma esse golpe de Estado", afirmou Chávez nas cerimônias de comemoração do 191º aniversário da batalha de Carabobo.

 

"Digo ao ministro da Energia, Rafael Ramírez, que interrompa o envio de petróleo fruto do acordo energético de Caracas", declarou o presidente, arrancando aplausos entre os presentes.

Chávez voltou a classificar de "golpe de Estado ilegal e inconstitucional" o julgamento que destituiu Lugo, e assinalou que "sempre que a burguesia e a direita governam, acontecem essas coisas".

O presidente da Venezuela referiu-se ao novo presidente paraguaio, Federico Franco, como "o usurpador" que presume ter "salvo o Paraguai de se tornar um satélite chavista".

"Foi o mesmo que disseram quando derrubaram Zelaya (ex-presidente de Honduras). Usam a mim como desculpa. Veja você, são os mesmos que tornaram o Paraguai uma colônia ianque por vários anos", alfinetou.

Abastecimento
O titular da Petropar, a estatal de petróleo paraguaia, Sergio Escobar, disse ao diário “ABC Color” que o país tem reservas de petróleo que garantem o abastecimento do país por ao menos dois meses, além de contratos com outras empresas.

Segundo Escobar, o mercado deve ficar tranquilo, porque a estatal conta com 130 mil metros cúbicos de reserva e contratos vigentes com a Petrobras, que prevê 32 mil metros cúbicos de combustível por mês, além da empresa Trafigura, que garantiria 70 mil metros cúbicos mensais.

O diretor da Petropar também disse que o setor privado fornece cerca de 25 mil metros cúbicos adicionais, reforçando que a população não deve se alarmar com o anúncio de Chávez.

Brasil
O Itamaraty anunciou na noite deste sábado (23), por meio de nota, que convocou o embaixador do Brasil no Paraguai para consultas.

O país também condenou o "rito sumário" de destituição de Lugo.

A presidente Dilma Rousseff fez uma reunião ministerial de emergência para discutir a crise.

Mais cedo, o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o Brasil deve seguir a posição da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) no caso e não descartou sanções.

A cúpula presidencial da Unasul, que analisará a crise no Paraguai após a destituição do presidente Fernando Lugo, será realizada na quarta-feira (27) em Lima, no Peru.

infografico cronologia paraguai 24/7 (Foto: 1)

Crise no Paraguai
Federico Franco assumiu o governo do Paraguai na sexta-feira (22), após o impeachment de Fernando Lugo. O processo contra Lugo foi iniciado por conta do conflito agrário que terminou com 17 mortos no interior do país. A oposição acusou Lugo de ter agido mal no caso e de estar governando de maneira "imprópria, negligente e irresponsável".

Ele também foi acusado por outros incidentes ocorridos durante o seu governo, como ter apoiado um motim de jovens socialistas em um complexo das Forças Armadas ou não ter atuado de forma decisiva no combate ao pequeno grupo armado Exército do Povo Paraguaio, responsável por assassinatos e sequestros durante a última década, a maior partes deles antes mesmo de Lugo tomar posse.

O processo de impeachment aconteceu rapidamente, depois que o Partido Liberal Radical Autêntico, do então vice-presidente Franco, retirou seu apoio à coalizão do presidente socialista. A votação, na Câmara, aconteceu no dia 21 de junho, resultando na aprovação por 76 votos a 1 – até mesmo parlamentares que integravam partidos da coalizão do governo votaram contra Lugo. No mesmo dia, à tarde, o Senado definiu as regras do processo.

Na sexta-feira, 22 de junho, o Senado do Paraguai afastou Fernando Lugo da presidência. O placar pela condenação e pelo impeachment do socialista foi de 39 senadores contra 4, com 2 abstenções. Federico Franco assumiu a presidência pouco mais de uma hora e meia depois do impeachment de Lugo.

Em discurso após o impeachment, Lugo afirmou que aceitava a decisão do Senado.

Mas, neste domingo, Lugo disse que não reconhece o governo de Federico Franco e que, portanto, não deve aceitar o pedido do novo presidente para ajudá-lo na tarefa de explicar a mudança de governo a países vizinhos.

O presidente deposto também afirmou que vai à reunião do Mercosul marcada para o fim da semana em Mendoza, na Argentina, para a qual o chanceler do novo governo também confirmou presença.

 

Inspirado no polvo Paul, porco fará previsões na Eurocopa

06/06/2012 16:45

Inspirado no polvo Paul, porco fará previsões na Eurocopa

Suíno tenta repetir sucesso do polvo Paul.
'Funtik' fará previsões diárias sobre os jogos.

 

Do G1, em São Paulo

 
Comente agora

O sucesso do polvo Paul, que acertou resultados de jogos na Copa do Mundo de 2010, vem inspirando outros animais.  Na Ucrânia, que será uma das sedes da Eurocopa de futebol, o porco chamado "Funtik" fará previsões diárias sobre os jogos do torneio.


Porco chamado 'Funtik' tenta repetir o sucesso do polvo Paul. (Foto: Gleb Garanich/Reuters)
Porco chamado 'Funtik' tenta repetir o sucesso do polvo Paul. (Foto: Gleb Garanich/Reuters)
'Funtik' fará previsões diárias sobre os jogos do torneio. (Foto: Gleb Garanich/Reuters)
'Funtik' fará previsões diárias sobre os jogos do torneio. (Foto: Gleb Garanich/Reuters)

 

Cubano constrói bicicleta de 3,45 metros de altura

06/06/2012 16:40

Cubano constrói bicicleta de 3,45 metros de altura

Por causa do tamanho, ele precisa de ajuda para subir.
Felix Guirola costumar rodar com o modelo na capital Havana.

 

Do G1, em São Paulo

 
Comente agora

O cubano Felix Guirola criou uma bicicleta de 3,45 metros de altura e virou atração nas ruas de Havana, em Cuba. Por causa do tamanho, ele precisa de ajuda para subir na bicicleta.

Felix Guirola anda com bicicleta de 3,45 metros em Havana. (Foto: Franklin Reyes/AP)
 
Felix Guirola anda com bicicleta de 3,45 metros em Havana. (Foto: Franklin Reyes/AP)

Essa não é a primeira vez que ele constrói um modelo pouco convencional. A primeira bicicleta que ele criou tinha 1,6 metro de altura. Mas, com o tempo, ela foi ficando progressivamente ainda mais alta.

"Eu me sinto bem lá no alto. Eu não sinto náuseas ou tonturas", disse Guirola, destacando que fica mais relaxado e livre no topo da bicicleta.

Felix Guirola precisa de ajuda para subir na bicicleta. (Foto: Franklin Reyes/AP)
Felix Guirola precisa de ajuda para subir na bicicleta. (Foto: Franklin Reyes/AP)

Segundo o Guinness, o recorde para bicicleta mais alta do mundo é de 5,55 metros. Em 2004, o canadense Terry Goertzen rodou mais 300 metros com o modelo.

Guirola espera quebrar esse recorde. Ele planeja construir uma bicicleta de oito metros.

 

 

Chinês vence concurso de caretas e entra para o Guinness

06/06/2012 16:37

Chinês vence concurso de caretas e entra para o Guinness

Tang Shuquan venceu concurso na Itália.
Ele mora em Chengdu, província de Sichuan.

 

Do G1, em São Paulo

 
Comente agora

O chinês Tang Shuquan, que mora em Chengdu, entrou para o Guinness, livro dos recordes, após vencer um concurso de caretas na Itália. Na terça-feira (5), ele exibiu nas ruas de Chengdu algumas das caretas que lhe garantiram o título, segundo o jornal "Daily Telegraph".

Tang Shuquan entrou para o Guinness após vencer concurso de caretas. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)Tang Shuquan entrou para o Guinness após vencer concurso de caretas. (Foto: Reprodução/Daily Telegraph)

 

Mãe é presa ao aplaudir efusivamente a filha em formatura escolar nos EUA

06/06/2012 16:33

Mãe é presa ao aplaudir efusivamente a filha em formatura escolar nos EUA

Caso ocorreu em Florence, na Carolina do Sul.
Shannon Cooper foi detida acusada de má conduta.

 

Do G1, em São Paulo

 
4 comentários

Uma mãe acabou presa por aplaudir efusivamente a filha durante uma cerimônia de graduação de uma escola de ensino médio em Florence, no estado da Carolina do Sul (EUA), segundo reportagem da emissora de TV "WPDE".

Shannon Cooper foi detida por exagerar no barulho. (Foto: Reprodução)Shannon Cooper foi detida por exagerar no barulho. (Foto: Reprodução)

Shannon Cooper foi detida por exagerar no barulho. Ela foi acusada de má conduta durante a formatura de sua filha Lesha no último fim de semana.

De acordo com a escola, os pais tinham sido avisados que não deveriam "torcer", caso contrário seriam expulsos.

Quando a filha subiu no palco para receber seu diploma, Shannon não se conteve e começou a gritar e aplaudir. Ela contou que fez isso para a filha saber que ela estava orgulhosa da filha.

 

Franceses levam 'magia' da fotografia ao Afeganistão remoto

17/05/2012 11:30

Franceses levam 'magia' da fotografia ao Afeganistão remoto

Moradores retratados em projeto 'Traces of Time', que explora contraste entre tradição e modernidade, nunca se tinham visto em fotos.

 

Da BBC

 
 

Os fotógrafos franceses Fabrice Nadjari e Cedric Houin (que usa o nome artístico de Varial), fizeram retratos de moradores do Corredor Wakhan, uma estreita faixa ao nordeste do Afeganistão. A região fica entre as cordilheiras de Pamir e Hindu Kush e faz fronteira com China, Tadjiquistão e Paquistão.

Com o projeto 'Traces of Time' (Vestígios do Tempo, em tradução livre), os fotógrafos queriam interagir com os fotografados. Fabrice e Varial levaram 200 filmes instantâneos para viagem com a ideia de dar algo em troca para as pessoas de Wakhan.

'Era incrível quando as presenteávamos com as fotos, especialmente para aquelas que nunca haviam visto a sua própria imagem', disse Nadjari à BBC Brasil.

O clima rigoroso e a alta altitude da região foram marcantes para o projeto. Quando fotografavam, era necessário aguardar de dez a quinze minutos para ver a imagem. Porém, elas sofriam degradação rapidamente. 'Isso foi a primeira impressão que tivemos com a natureza de lá deixando seu rastro e queríamos também deixar o nosso', diz Nadjari.

Moradores nunca tinham visto suas imagens em fotos (Foto: Fabrice Nadjari and Varial)
Moradores nunca tinham visto suas imagens em fotos (Foto: Fabrice Nadjari and Varial)
Moradores nunca tinham visto suas imagens em fotos (Foto: Fabrice Nadjari and Varial)
Moradores nunca tinham visto suas imagens em fotos (Foto: Fabrice Nadjari and Varial)

Os franceses decidiram que as fotografias instantâneas seriam coloridas e o retrato geral seria em branco e preto. 'Nós queríamos brincar com a noção do tempo e fazer o presente parecer o passado e o passado parecer o presente', afirma Varial.

'As imagens coloridas parecem ter sido feitas há décadas atrás, na década de 1960 ou 70, no início da fotografia colorida. Já as em preto e branco parecem ser mais antigas ainda, poderiam facilmente terem sido feitas no começo da fotografia em preto e branco.'

'Essas pessoas são suspensas no tempo. As descrições de Marco Polo no século XIII sobre as pessoas da etnia Wakhi ou nômades são as mesmas que podem ser feitas hoje, pouca coisa mudou em 600, 700 anos.'

Para chegar a Wakhan, os fotógrafos precisaram de quatro vistos, porque passaram por regiões que não são controladas pelo governo afegão. 'Não foi possível passarmos por Cabul, pois teríamos que atravessar toda a zona de guerra. Duas ou três vezes ao dia éramos abordados por diferentes grupos de guardas, às vezes até soldados, em uma parte do corredor', relembra Nadjari.

A primeira parte do corredor foi percorrida de carro. 'Em dois dias, fizemos apenas 100 quilômetros. Quando chegamos na última vila, não podíamos mais continuar de carro então caminhamos por mais 25 dias. Quase não encontramos ninguém no caminho, apenas alguns Wakhi com suas cabras e poucas tribos quirguizes. Elas são comunidades muito pequenas, praticamente só uma família com algumas gerações vivem juntas', disse Varial à BBC Brasil.

Fabrice e Varial eram melhores amigos durante a infância em Paris, mas perderam contato quando Varial mudou-se com os pais aos 9 anos. Em 2010, 23 anos depois, os dois, baseados em Nova York, se reencontraram pelas redes sociais e decidiram fazer uma viagem para celebraram o encontro e trabalharem juntos em um projeto.

 

Mulher entra nua em loja nos EUA, pede as horas e vai embora

17/05/2012 09:10

Mulher entra nua em loja nos EUA, pede as horas e vai embora

Incidente ocorreu em Ballston, no estado de Nova York.
Ao sair da loja, mulher disse a um funcionário: 'Tenha um bom dia'.

 

Do G1, em São Paulo

 
2 comentários

Uma mulher entrou nua na terça-feira em uma loja em Ballston, no estado de Nova York (EUA). Segundo o jornal "Times Union", a mulher permaneceu poucos minutos no estabelecimento.

Mulher entrou nua em loja em Ballston, no estado de Nova York. (Foto: Reprodução)
Mulher entrou nua em loja em Ballston, no estado de Nova York. (Foto: Reprodução)

Ao sair da loja, ela ainda disse para um funcionário: "Tenha um bom dia".

O gerente Bob Eakin, que não estava no trabalho no momento, contou que a mulher perguntou a dois empregados que horas eram antes de sair.

A  mulher foi filmada pelas câmeras de segurança da loja.

 

Fassbender acredita que mostrar pênis em 'Shame' custou o Oscar

15/05/2012 22:55

Fassbender acredita que mostrar pênis em 'Shame' custou o Oscar

'A cena fazendo xixi me custou um Oscar', disse ele à revista 'GQ'.
Ator alemão interpreta um viciado em sexo no filme de Steve McQueen.

 

Da EFE

 
O ator Michael Fassbender em cena do filme 'Shame' (2011) (Foto: Kobal/The Picture Desk/AFP)O ator Michael Fassbender em cena do filme 'Shame' (2011) (Foto: Kobal/The Picture Desk/AFP)

O ator alemão Michael Fassbender disse numa entrevista à revista "GQ" considerar que o fato de ter mostrado o pênis no filme "Shame" lhe custou uma indicação ao último Oscar. A declaração está num dos trechos da reportagem divulgados nesta terça-feira (15) pela imprensa americana.

"A cena fazendo xixi me custou um Oscar", afirma o intérprete, referindo-se à cena em que a câmera flagra uma ida de seu personagem ao banheiro. A sequência foi motivo de brincadeira por parte de George Clooney no Globo de Ouro e até mesmo da atriz Charlize Theron, companheira de Fassbender no filme "Prometheus", que fez uma recente brincadeira sobre os atributos do colega.

"A princípio, as pessoas me diziam que eu ia concorrer ao Oscar, e eu não me importava", contou o ator, que vive um compulsivo sexual em "Shame", sob direção de Steve McQueen. "Mas após um tempo, depois de tanto repetirem, no final você acaba acreditando. Pensei que estaria ali, e ao descobrir que não, fiquei mal. Muito mal."
 

 

Um dos protagonistas de "X-Men: Primeira Classe" (2011), no qual faz o pepel de Magneto, Fassbender concorreu ao Globo de Ouro de melhor ator dramático por seu trabalho em "Shame".

Ele disputou com Leonardo DiCaprio ("J. Edgar"), Ryan Gosling ("Tudo pelo Poder"), Brad Pitt ("O Homem que Mudou o Jogo") e Clooney ("Os Descendentes"), tendo sido este último o ganhador do prêmio.

Na entrevista à "GQ", o ator reconhece que possui uma relação com Nicole Beharie, com a qual dividiu cenas em "Shame". "Estamos saindo. É difícil, porque ela vive em Nova York; e eu, na Inglaterra." De acordo com ele, a relação começou assim que terminaram as filmagens.

Em 8 de junho, Fassbender estreia em "Prometheus", o retorno de Ridley Scott à ficção científica. O longa tem previsão de estrear no Brasil uma semana depois.

 

 

Bebê com mais de meio metro e 5,2 kg nasce em Uberlândia, MG

15/05/2012 18:27

Bebê com mais de meio metro e 5,2 kg nasce em Uberlândia, MG

Casos como este ocorrem em um a cada 15 mil partos, diz obstetra.
Bebê está internado em observação e deve receber alta nos próximos dias.

 

Felipe Santos e Flávia Reis Do G1 Triângulo Mineiro

 
114 comentários
Bebê nasceu no último sábado (12) (Foto: Arquivo Pessoal)
Bebê gigante assustou os médicos e até o pediatra Warley Rodrigues Martins  (Foto: Hélvio Junior)

No último sábado (12), a dona de casa Luana Vieira Lins, de Uberlândia, deu à luz o bebê Athos Mariano Ferreira Lins, de 5,2 kg e com 56 cm. Depois de uma hora de cirurgia cesariana, os médicos ficaram assustados com o tamanho da criança e revelaram que ele deve ser observado para evitar problemas de saúde futuros.

Segundo Luana, ela teve uma gravidez normal, sentia muito incômodo por causa do aumento de peso, mas nada fora dos padrões. "Na época o médico disse que meu útero estava inchado, mas nada que fosse preocupante. Contudo, não esperava um bebê desse tamanho", contou. A mãe tem outros dois filhos e comentou ainda que eles nasceram com tamanhos  e pesos considerados normais.

Bruno Teixeira Bernardes, obstetra que chefiou a equipe que realizou o parto, disse que o procedimento durou cerca de uma hora e que a equipe ficou assustada com o tamanho do bebê. “O parto de uma criança como esta é mais complicado. Tivemos que aumentar a abertura e não foi fácil. Ficamos batalhando para o bebê sair, mas no final deu tudo certo”, comemorou o médico.

Já o obstetra Eduardo de Oliveira Neto, que também fez parte da equipe que fez o parto, comentou que casos como o de Athos ocorrem em um a cada 15 mil nascimentos. Ele afirmou ainda que em 16 anos de profissão nunca tinha visto um caso como este. “É o primeiro que eu tenho conhecimento”, disse.

Riscos
Eduardo ressaltou que no momento do parto a criança correu alguns riscos. Mas o médico afirmou que a mãe era quem poderia ter mais problemas. “A criança poderia ter uma crise de hipoglicemia ou então ficar presa e ter algum membro fraturado. A mãe, no entanto, era quem sofria mais riscos como ter sangramento, hemorragia e, no caso de parto normal, poderia romper o útero”, avaliou.

Apesar de muitas mães considerarem que a criança nestas proporções seja saudável, o médico alerta que no futuro ela pode ter alguns problemas. “Quanto maior a criança, maior o risco de ser diabético, hipertenso ou obeso no futuro. É um caso que requer muita atenção”, concluiu Neto.

A mãe já recebeu alta e se recupera da cirurgia em casa. O bebê está internado em observação e deve receber alta nos próximos dias.

 

Estudante americana contrai bactéria que devora a pele e causa amputação

15/05/2012 18:13

Estudante americana contrai bactéria que devora a pele e causa amputação

Bactéria infecta a pele e a deixa com aspecto necrosado.
Jovem de 24 anos teve perna amputada e deverá perder os dedos.

 

Do G1, em São Paulo

 
124 comentários

Depois de contrair uma rara doença de pele, que deixa os tecidos com aspecto necrosado, como se a pele fosse devorada aos poucos, uma estudante norte-americana de 24 anos teve a perna amputada e deve perder ainda os dedos das mãos e parte do abdome. As informações são da rede de televisão ABC.

Aimee Copeland estava andando em uma tirolesa artesanal próxima ao um rio quando a linha se rompeu. Ao cair, um grande corte se fez em sua perna esquerda. Apesar de a ferida ter sido tratada, uma bactéria se alojou em sua pele, deixando toda sua perna com um aspecto de necrose.

Aimee Copeland sofre com doença chamada fasceíte necrotizante (Foto: Reprodução/ABC) (Foto: Reprodução/ABC)Aimee Copeland sofre com doença chamada fasceíte necrotizante (Foto: Reprodução/ABC) (Foto: Reprodução/ABC)

A doença é conhecida como fasceíte necrotizante. A infecção destroi as camadas internas e externas da pele, porque a bactéria libera toxinas que destroem os tecidos.

A bactéria Aeromonas hydrophila vive em clima quente e em água fresca, como a de rios onde a estudante se acidentou. O germe raramente causa a doença, mas quando ela se manifesta, a infecção é extremamente grave e pode levar a morte.

Apesar de Copeland estar mostrando sinais de recuperação, a garota respira com ajuda de aparelhos e, por causa do tubo de respiração, não consegue falar.

Mas sua família ainda acredita na recuperação da jovem, que já mostrou avanços nas funções cerebrais, que também estavam sendo afetadas. Assim como seus amigos de faculdade onde ela estudava psicologia, que se reuniram para fazer vigilía em nome da colega.
 

 

Dom, 13 de Maio de 2012 21:08 Fiéis participam de missa no santuário de Fátima, numa grande demonstração de fé.

14/05/2012 12:14
       

Escrito por www.souzaandrade.com.br   

Dom, 13 de Maio de 2012 20:59

As praças não ficam cheias apenas em atos de protesto, mas também em manifestações de amor como esta em Portugal. Fiéis participam de missa no santuário de Fátima, numa grande demonstração de fé.

 

última atualização em Dom, 13 de Maio de 2012 21:08

 

Justiça libera pré-venda e taxa de conveniência para show de Madonna

22/04/2012 15:12

Justiça libera pré-venda e taxa de conveniência para show de Madonna

Suspensão da vendas de ingressos foi revogada por ação da T4F.
Venda havia sido suspensa pelo Procon-SP por práticas abusivas

 

Do G1, em São Paulo

 
Madonna dá entrevista para divulgar seu novo álbum 'MDNA' (Foto: Reprodução)
Madonna durante entrevista para divulgar seu novo
álbum 'MDNA' (Foto: Reprodução)

A produtora Time 4 Fun anunciou neste domingo (22) que conseguiu na Justiça o direito de voltar a vender ingressos para o show da cantora Madonna. A comercialização das entradas havia sido suspensa pelo Procon-SP na sexta-feira (20). Em nota divulgada à imprensa, a T4F declara que "ajuizou ação cautelar contra o Procon-SP" e "obteve decisão judicial favorável que lhe garantiu o livre exercício das suas atividades, dentre elas a possibilidade de fazer a pré-venda de ingressos e de cobrar taxas de serviços para o show da Madonna".

A suspensão das vendas aconteceu após notificação do Procon-SP para que a T4F deixasse de cobrar a taxa de conveniência – pois não existe “conveniência” efetiva ao consumidor, que ao comprar pela internet ou telefone, ainda tem que pagar pela entrega do ingresso –e de realizar a pré-venda, atividade considerada discriminatória pelo órgão de defesa do consumidor do estado.

 

De acordo com o comunicado da T4F, a pré-venda vai acontecer a partir da meia-noite, exclusiva para clients Ourocard, e com cobrança de taxas de conveniência e entrega.

O primeiro show desta turnê de Madonna no Brasil será no dia 1º de dezembro, no Parque dos Atletas (local do Rock in Rio 2011), no Rio, com ingressos entre R$ 200 e R$ 850 (90 mil lugares). Em seguida, a popstar vai para São Paulo, onde canta no dia 4, no Morumbi, com entradas que vão de R$ 170 a R$ 850 (70 mil lugares). Por fim, encerra a turnê no dia 9, no estádio Olímpico, em Porto Alegre, com ingressos de R$ 120 a R$ 800 (43 mil lugares).
 

 

 

Pesca de tubarão gigante surpreende mexicanos

22/04/2012 14:41

Pesca de tubarão gigante surpreende mexicanos

Pescadores se depararam com animal de 900 quilos que, se estivesse vivo, poderia tê-los 'devorado'.

Da BBC

Dois pescadores mexicanos pescaram, acidentalmente, um grande tubarão branco de quase seis metros de comprimento.

Veja o vídeo

Com 900 quilos, o tubarão já estava morto quando ficou preso na rede dos pescadores, no mar de Cortez, no oeste do México, no início da semana passada.

Homens admitiram que sentiram medo ao deparar-se com o tubarão (Foto: BBC)
Homens admitiram que sentiram medo ao deparar-se com o tubarão (Foto: BBC)

Apesar de experientes, os homens admitiram que sentiram medo ao deparar-se com o tubarão.

Eles acreditam que, se o animal estivesse vido, teria tido a força suficiente para afundar o barco.

'Ele teria nos comido vivos', disse o pescador Baltazar Berrospe. 'Prendemos o tubarão pelo pescoço e o trouxemos ao barco.'

 

 

Bebê desce pelo encanamento de banheiro ao nascer em vaso sanitário

11/04/2012 15:19

Bebê desce pelo encanamento de banheiro ao nascer em vaso sanitário na China

Os bombeiros precisaram quebrar todo o encanamento
Os bombeiros precisaram quebrar todo o encanamento Foto: Reprodução / The Sun
Extra OnlineUm bebê mal chegou ao mundo, e já precisou da ajuda de uma equipe de resgate em Pequim, na China, nesta terça-feira. O recém-nascido desceu, acidentalmente, pelo encanamento de esgoto do banheiro, depois que a mãe deu à luz acidentalmente no banheiro.

A equipe de emergência levou 15 minutos para tirar a criança do encanamento. O espaço era grande o suficiente para que ele deslizasse pelo sanitário, com a ajuda da água, e fosse parar nos canos do banheiro. Os bombeiros precisaram quebrar canos e vaso sanitário para encontrar a criança. O recém-nascido foi levado ao hospital em estado crítico.

A mãe da criança estava acompanhada pelo marido, e pediu que ele esperasse do lado de fora, enquanto ela usava o banheiro. Acabou dando à luz ali mesmo. De acordo com informações do jornal The Sun, um caso similar aconteceu em 2006, com uma mãe de 19 anos, na província de Jiang Su. Na ocasião, o bebê conseguiu sobreviver



 

 

Cirurgiões usam óculos 3D em operação pioneira

03/04/2012 23:02

Cirurgiões usam óculos 3D em operação pioneira

Médicos de hospital de Manchester usaram duas câmeras e instrumentos para captar imagens 3D durante procedimento.

Cirurgiões britânicos fizeram em Manchester a primeira operação com câmeras 3D.

Os médicos fizeram uma cirurgia laparoscópica, em que são feitas apenas pequenas incisões para a entrada dos instrumentos, para a retirada de um câncer de próstata.

As câmeras 3D e os óculos usados pelos médicos dão uma visão melhor dentro do corpo do paciente.

Agora o hospital de Manchester espera fazer mais cirurgias teste e usar as câmeras 3D em outros tipos de operações laparoscópicas.

Câmeras 3D guiam os médicos na cirurgia (Foto: BBC)
Câmeras 3D guiam os médicos na cirurgia (Foto: BBC)

 

 

Espiã russa chegou perto de ‘círculo íntimo’ de Obama, diz agente

03/04/2012 22:55

Espiã russa chegou perto de ‘círculo íntimo’ de Obama, diz agente

Anna Chapman foi próxima de membro da cúpula do governo, diz agente.
Russa que vivia infiltrada nos EUA foi detida em 2010 e virou celebridade.

 

Do G1, em São Paulo

 
Comente agora
A ex-espiã Anna Chapman desfila durante Semana de Moda Russa, no último dia 22 de março (Foto: Misha Japaridze / AP)
A ex-espiã Anna Chapman desfila durante Semana
de Moda Russa, no último dia 22 de março (Foto:
Misha Japaridze / AP)

Em uma entrevista à BBC, um agente da cúpula da FBI sugeriu que a ex-espiã Anna Chapman, agente russa que ficou conhecida em 2010 após ser detida junto com o maior esquema de espionagem nos EUA desde a Guerra Fria, esteve próxima o bastante do “círculo íntimo” do governo do presidente Barack Obama.

De acordo com o Huffington Post, Frank Figliuzzi, chefe da contrainteligência, disse que a bela espiã estava “chegando próximo o suficiente de um membro da cúpula do governo”, a ponto de o FBI ter de intervir para que a aproximação não continuasse. Figliuzzi não quis identificar o funcionário em questão.

Chapman foi presa em 27 de junho de 2010, após trabalhar como espiã russa infiltrada em Manhattan. Junto com outros espiões da rede, foi deportada para a Rússia. A notoriedade, no entanto, lhe rendeu uma campanha como garota-propaganda de um banco de Moscou e a capa de uma edição da Playboy, em 2011.

Há um mês, a ex-espiã também desfilou pela segunda vez na Semana de Moda Russa, vestindo um belo uniforme preto de espião.

 

 

 

Avião cai em supermercado da Flórida e fere cinco

03/04/2012 07:48

Avião cai em supermercado da Flórida e fere cinco

Três dos feridos estão em estado grave com queimaduras, disse a polícia.
A Administração Federal de Aviação investiga as causas do acidente.

Da France Presse

Um avião bimotor caiu na noite desta segunda-feira (2) sobre um supermercado no centro da Flórida, nos Estados Unidos, deixando cinco pessoas feridas, sendo três delas em estado grave, informou a polícia.

"O acidente ocorreu às 19h20 local (20h20 Brasília), a menos de 3,2 km do aeroporto municipal de DeLand", revelou o sargento Chris Estes, do departamento de polícia da cidade, situada 64 km ao norte de Orlando.

Segundo o sargento, os três feridos em estado grave com queimaduras são os dois ocupantes do bimotor e uma pessoa que estava em terra.

Todas as vítimas em terra eram clientes do supermercado. O avião caiu logo após decolar. A Administração Federal de Aviação investiga as causas do acidente.

Avião bimotor caiu em supermercado; três feridos estão em estado grave (Foto: The Daytona Beach News-Journal, Peter Bauer/AP)
Avião bimotor caiu em supermercado; três feridos estão em estado grave (Foto: The Daytona Beach News-Journal, Peter Bauer/AP)
 
 

 

Ventos fortes viram caminhões e cancelam 400 voos no Japão

03/04/2012 07:41

 

Ventos fortes viram caminhões e cancelam 400 voos no Japão

Temporal atinge parte do país.
Ondas de entre 6 e 10 metros devem atingir as regiões costeiras.

Do G1, em São Paulo, com informações da EFE
O Japão se mantém em alerta nesta terça-feira (3) em razão de um temporal com ventos fortes que chegaram a virar caminhões. O fenômeno forçou o cancelamento de cerca de 400 voos domésticos, a maior parte no Aeroporto de Haneda, e a redução na circulação de trens em parte do país.
Força do vento virou caminhões em Toyama, no oeste do Japão. (Foto: Jiji Press / AFP Photo)
Força do vento virou caminhões em Toyama, no oeste do Japão. (Foto: Jiji Press / AFP Photo)
A companhia Japan Airlines cancelou ao menos 209 voos em Haneda; a All Nippon Airways suspendeu 83 voos em Haneda, Osaka e Fukuoka; enquanto outras companhias menores cancelaram mais 118 voos pelo país.
A companhia ferroviária Japan Rail East reduziu seu serviço na região metropolitana de Tóquio.
Os ventos são tão fortes que em Toyama a força do fenômeno virou cinco caminhões em uma ponte. Os motoristas desses veículos nada sofreram.
 
Segundo a Agência Meteorológica japonesa, o temporal que atinge o país tem ventos de 100 km/h na região de Tóquio e mais de 130 km/h na zonas sudoeste e oeste do país. Há alerta para moradores costeiros, pois há previsão de ondas de até 10 metros na costa ocidental e de entre 6 e 8 metros na costa do pacífico.
Em Tóquio, empresas como Fujitsu, Nissan e Mitsubishi recomendaram a seus funcionários que voltassem para casa, pois o temporal vem provocando caos no transporte e no trânsito.
 

 

Atirador que matou sete em Oakland é identificado, diz polícia

03/04/2012 07:37

 

Atirador que matou sete em Oakland é identificado, diz polícia

Polícia diz que coreano One Goh, de 43 anos, abriu fogo dentro da escola.
Não há ainda informações sobre os motivos do ataque.

 
Do G1, com agências internacionais *
 
O chefe da polícia de Oakland, Howard Jordan, identificou o atirador que matou sete pessoas e feriu outras três na universidade de Oakland, subúrbio de San Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (2), como o coreano One Goh, de 43 anos, detido na cidade vizinha de Alameda, a cerca de 8 km da instituição de ensino.
“O suspeito é um cidadão coreano” que vivia em Oakland, disse Jordan, sem informar se o homem tem origem na Coreia do Sul ou do Norte. “Ele pegou o veículo de uma das vítimas e fugiu para Alameda”, onde foi detido em um supermercado, acrescentou o chefe de polícia.
One Goh abandonou a Universidade de Oikos por volta das 10h30 (14h30 de Brasília), antes da chegada da polícia. No total, dez pessoas foram baleadas, cinco morreram no local e outras duas, no hospital. Os feridos estão em estado grave.
 
“A polícia trabalha e trata de compreender qual o motivo que levou alguém a tirar a vida de sete pessoas e ferir outras três”, disse à CNN o presidente do Conselho Municipal de Oakland, Larry Reid.
Corpos cobertos no gramado da escola Oikos University, em Oakland, na Califórnia, que foi invadida por atirador nesta segunda-feira (2) (Foto: Noah Berger / AP)
Corpos cobertos no gramado da escola Oikos University, em Oakland, na Califórnia, que foi invadida por atirador nesta segunda-feira (2) (Foto: Noah Berger / AP)
(*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters
 

 

Pedra tomba sobre carro e menina de 9 anos escapa com vida no ES

31/03/2012 23:48

Pedra tomba sobre carro e menina de 9 anos escapa com vida no ES

Criança ficou levemente ferida e foi levada para o hospital.
Segundo PRF, peso das pedras de granito variam entre 25 e 30 toneladas.Do G1 ES

Pedra de granito cai sobre carro (Foto: Herbet Viana / VC no G)
 
Pedra de granito cai sobre carro (Foto: Herbert Viana / VC no G1)

Um pedra de granito caiu sobre um carro de passeio na manhã deste sábado (31), na rodovia ES-486, que liga Cachoeiro de Itapemirim a Alegre, no Sul do Espírito Santo. Segundo o auxiliar administrativo Herbert Mendes Viana, que registrou imagens, uma menina de nove anos estava dentro do veículo.

O tio da criança, que preferiu não se identificar, é dono do carro e confirmou que ela estava dentro do veículo, mas no banco de trás. Testemunhas disseram que a menina foi vista no banco do motorista.

Segundo Herbert, moradores da região disseram que o motorista da carreta estava em alta velocidade e aparentemente não havia trava de segurança, obrigatória em caminhões que transportam pedras de granito. A polícia não soube confirmar as informações.

Segundo os policiais, outro caminhão também se envolveu no acidente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que as pedras de granito transportadas no estado variam entre 25 e 30 toneladas, mas também podem passar de 40 toneladas.
 

Pedra de granito caiu sobre veículo em Cachoeiro de Itapemirim (Foto: Herbet Viana / VC no G1)
 
Pedra de granito caiu sobre veículo em Cachoeiro de Itapemirim (Foto: Herbert Viana / VC no G1)
Criança de nove anos ficou levemente ferida (Foto: Herbet Viana / VC no G1)
Criança de nove anos ficou levemente ferida (Foto: Herbert Viana / VC no G1)
 
 
 

Nasa lança 5 foguetes em sequência na madrugada desta terça

28/03/2012 07:34

Nasa lança 5 foguetes em sequência na madrugada desta terça

Projeto Atrex vai investigar correntes de vento na atmosfera.
Foguetes foram lançados com intervalo de 80 segundos.Do G1, em São Paulo

A Agência Espacial Americana (Nasa) lançou na madrugada desta terça-feira (27) cinco foguetes de sondagem suborbitais, dotados de um novo mecanismo de voo, como parte de um estudo. Os equipamentos fazem parte do projeto Atrex

O primeiro foguete foi lançado às 4h58, hora local (5h58, horário de Brasília) e os outros quatro projéteis foram acionados na sequência, com intervalos de 80 segundos.

Cada foguete liberou na atmosfera um marcador químico. Isto vai colaborar com informações para entender melhor o processo responsável pela corrente de vento localizada entre 60 e 65 quilômetros acima da superfície da Terra.

Foguete da missão Atrex lançado nesta terça-feira (27) pela Nasa. (Foto: Nasa)
Foguete da missão Atrex lançado nesta terça-feira (27) pela Nasa. (Foto: Nasa)
 
 
 
 

Papa Bento XVI reza por prisioneiros em Cuba

28/03/2012 07:17

Papa Bento XVI reza por prisioneiros em Cuba

No segundo dia de visita à ilha comunista, Bento XVI pediu que cubanos trabalhem pela Justiça. Em Havana, se reuniu com presidente Raúl Castro. Encontro com ex-presidente Fidel Castro ainda não está confirmado.

O papa rezou, nesta terça-feira (27), pelos presos de Cuba. No segundo dia de visita à ilha comunista comandada há 53 anos pelos irmãos Castro, Bento XVI pediu que os cubanos trabalhem pela Justiça.

Uma visita ao templo que abriga a padroeira de Cuba. O Papa pediu à Virgem da Caridade do Cobre que guie o país pelos caminhos da justiça e da liberdade. Bento XVI rezou pelo futuro de Cuba e por todos os que estão privados de liberdade, em uma possível referência aos presos políticos.

Um manifestante foi detido pouco antes da celebração da primeira missa do Papa no país, segunda-feira (26) à noite. Jornalistas que estavam perto disseram que ele gritou “abaixo o comunismo”. Ao ser levado pelos agentes de segurança, o homem afirmou que estava gritando que eles não são livres.

Assistiram à missa 200 mil pessoas. A oposição disse que muitos foram barrados. O Papa pediu ao povo para perdoar e se esforçar na construção de uma sociedade renovada, aberta e mais digna.

De Santiago de Cuba, o Papa voou para Havana. Na capital, Bento XVI se encontrou com o presidente Raúl Castro. Ainda não se sabe se o Papa vai se reunir com o ex-presidente Fidel Castro. Na semana passada, Bento XVI disse que o regime comunista em Cuba havia fracassado.

O vice-presidente Marino Murillo afirmou que não haverá uma reforma política no país, mas uma atualização do modelo econômico cubano.
 

 

Fidel Castro e papa Bento XVI terão encontro nesta quarta-feira

28/03/2012 07:14

Fidel Castro e papa Bento XVI terão encontro nesta quarta-feira

Papa cumpre nesta quarta última jornada na ilha.
Segundo líder cubano, Bento XVI 'suscita sentimentos de afeto'.

Do G1, com agências internacionais *

 
Fidel Castro e Papa Bento XVI (Foto: Reuters)
Fidel Castro e Papa Bento XVI (Foto: Reuters)

O ex-presidente de Cuba Fidel Castro terá nesta quarta-feira (28) um encontro com o papa Bento XVI, na última jornada do pontífice na ilha, segundo anunciou o líder cubano em artigo publicado no site oficial “Cubadebate”.

“Gostosamente, cumprimentarei amanhã Sua Excelência o papa Bento XVI, como fiz com João Paulo II, um homem a quem o contato com as crianças e os cidadãos humildes do povo suscitava invariavelmente sentimentos de afeto”, escreveu Fidel, de 85 anos, que deixou o poder nas mãos do irmão, Raúl, em 2006.

No texto, Fidel explica que decidiu solicitar ao pontífice “uns minutos de seu muito ocupado tempo” quando soube, através do chanceler cubano, Bruno Rodríguez, que o papa “apreciaria esse modesto e simples contato”.

Em seu artigo, o líder cubano não especifica onde nem quando acontecerá o encontro.

Desta forma, 14 anos após receber o papa João Paulo II em sua histórica visita a Cuba de 1998, Fidel Castro, cumprimentará outro pontífice.

 

Bento XVI concluirá nesta quarta-feira sua visita de três dias a Cuba com uma missa às 9h locais (11h de Brasília) na Praça da Revolução, em Havana. A partida do pontífice rumo a Roma está prevista para as 16h30 locais, depois de um percurso em papamóvel desde a cidade até o aeroporto de Havana.

(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse

 

 

Americano ganha mandíbula, dentes e língua em transplante de face

28/03/2012 07:11

Americano ganha mandíbula, dentes e língua em transplante de face

Transplante mais extenso já feito foi realizado pela Universidade de Maryland, após 36 horas de cirurgia.Da BBC

Homem se submeteu ao mais extenso transplante facial  (Foto: AFP)
Homem se submeteu ao mais extenso transplante
facial (Foto: AFP)

Médicos dos Estados Unidos realizaram o mais extenso transplante facial de que se tem notícia, dando ao paciente uma nova face com mandíbula, dentes e língua novos.

Os detalhes foram divulgados na última terça-feira (27) pela Universidade de Maryland, onde a operação foi realizada.

Richard Lee Norris, o paciente de 37 anos, vivia em reclusão após ter sido severamente ferido por um acidente com uma arma de fogo em 1997, segundo a universidade. Até o transplante, ele só saía à rua usando máscara.

Ele havia perdido seus lábios e seu nariz no acidente e tinha movimentos limitados na boca.

A cirurgia durou 36 horas, entre 19 e 20 de março, mas é parte de uma série de transplantes que, em 72 horas, usaram órgãos de um doador em cinco pacientes, incluindo Norris.

O procedimento foi financiado pela Marinha norte-americana, que tem a expectativa de que as técnicas possam ser usadas para tratar soldados feridos no Iraque e no Afeganistão.

O governo dos EUA estima que mais de 200 militares feridos em guerra possam necessitar de transplantes faciais.

Volta à vida

Eduardo Rodríguez, chefe de cirurgia plástica reconstrutiva do centro de traumas do hospital da Universidade de Maryland, disse esperar que seu paciente possa agora voltar a viver normalmente.

'Nosso objetivo é restaurar as funções (motoras) e ter resultados estéticos satisfatórios', declarou.

A equipe de Rodríguez relata que agora Richard Lee Norris é capaz de escovar seus dentes e se barbear. Também recuperou sua habilidade de identificar cheiros.

Segundo a universidade, a cirurgia de Norris era discutida desde 2005, quando a França realizou o primeiro transplante facial da história, em uma mulher que havia sido atacada por um cachorro.

Em 2010, cirurgiões espanhóis realizaram o primeiro transplante facial completo.

 

 

 

'Brasil é o melhor lugar para ir', diz Madonna em entrevista ao Facebook

25/03/2012 09:48

'Brasil é o melhor lugar para ir', diz Madonna em entrevista ao Facebook

Jimmy Fallon apresentou chat da rede social no sábado (24).
Cantora contou novidades do lançamento da nova turnê e do álbum 'MDNA'.Do G1, em São Paulo

Madonna dá entrevista para divulgar seu novo álbum 'MDNA' (Foto: Reprodução)
Madonna dá entrevista para divulgar seu novo
álbum 'MDNA' (Foto: Reprodução)

Na noite do sábado (24), a cantora Madonna fez chat na sede do Facebook para divulgar seu novo álbum "MDNA", que será lançado em 26 de março. No bate-papo apresentado por Jimmy Fallon, a cantora falou sobre as novas músicas, a relação com os filhos Lolla e Rocco e sua nova turnê. "Terá muita violência no show", afirma a cantora, que divulgou os machucados que sofreu durante os ensaios em sua página na rede social.

Assim que recebeu uma pergunta de uma internauta do Brasil, Madonna pronunciou a palavra "gostosa" e confirmou que a turnê poderá passar pelo Brasil. "Nossa turnê com certeza vai para o Brasil. O Brasil é o melhor lugar para ir. Faremos uma turnê pela América Latina", disse.

A cantora garantiu que não irá acontecer nenhuma das coreografias que foram apresentadas no Super Bowl. "Será um show todo novo", comentou. A turnê será inspirada em apenas tema. Madonna afirmou que isso a inspira. "Eu gosto de dar nome a sessões do show e usar a minha imaginação", contou.

Sobre seu novo CD, a cantora confessou sua preferência pela faixa Gang Bang. Foi sugerido que o clipe seja dirigido por Quentin Tarantino, o que ela negou. "Infelizmente não tenho dinheiro para pagar um diretor", lamenta. Ela também ensinou a Jimmy Fallon a coreografia da música no final do chat. Madonna também falou sobre as rappers Nicki Minaj e M.I.A., que participam da música "Give Me All Your Lovin'"."Eu as escolhei porque são inteligentes, brilhantes. São garotas duronas", afima

O álbum MDNA sairá com 16 faixas na sua versão deluxe e estará disponível em 26 de março. O primeiro show da nova turnê acontecerá em Tel'Aviv, Israel, no dia 29 de maio. Depois ela passará por Oriente Médio, Europa, Canadá e Estados Unidos.

 

 

 

Ex-deputada interrompe palestra de FHC durante Fórum em Manaus

23/03/2012 18:40

Ex-deputada interrompe palestra de FHC durante Fórum em Manaus

Beth Azize fez críticas à política amazonense.
'Temos muita corrupção', disse a ex-parlamentar.

Marina Souza Do G1 AM

 
 
Beth Azize interrompe palestra de FHC (Foto: Marina Souza/G1)
Beth Azize interrompe palestra de FHC (Foto: Marina Souza/G1)

A ex-deputada federal Beth Azize invadiu o painel do 3º Fórum Mundial de Sustentabilidade, na tarde desta sexta-feira (23), durante a palestra de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Organizadores do evento tentaram impedi-la de subir ao palco, mas a ex-parlamentar conseguiu driblar a equipe de seguranças.

Em meio a políticos estaduais, como o governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), Beth fez críticas à política amazonense. "Todos sabem que o nosso estado é comandado por uma liga que impede outras pessoas de chegarem ao poder. Temos muita corrupção", disse.

A ex-parlamentar ainda abraçou Fernando Henrique Cardoso, tomou o microfone do sociológo e fez elogios em homenagem ao ex-presidente da República. "Gostaria de agradecer ao Fernando Henrique pelo apoio de sempre. Ele é meu amigo e prestou ajuda quando perdi meu mandato devido a uma grande injustiça", disse.

Beth Azize foi vereadora pelo Amazonas nos anos 70. Teve dois mandatos como deputada estadual nos anos de 1980 e outros dois como deputada federal, em 1990.

 

 

Comunismo não funciona mais em Cuba, diz Bento XVI

23/03/2012 18:38

Comunismo não funciona mais em Cuba, diz Bento XVI

Pontífice também pediu combate ao tráfico de drogas no México.
Papa faz sua primeira visita a países latino-americanos de língua espanhola.

 

Do G1, com agências internacionais

 
70 comentários

O Papa Bento XVI afirmou nesta sexta-feira (23) que o comunismo não funciona mais em Cuba e que a Igreja estava pronta para ajudar a ilha a encontrar novas maneiras de avançar sem "trauma".

Falando a bordo do avião que o leva da Itália para sua visita a México e Cuba, o Papa disse a repórteres que "hoje é evidente que a ideologia marxista na forma como foi concebida não corresponde mais à realidade".

Respondendo a uma pergunta sobre sua visita à ilha, o Papa disse que "novos modelos devem ser encontrados com paciência e de uma maneira construtiva... queremos ajudar."

Bento XVI, que deve chegar a Cuba na segunda-feira depois de uma visita de três dias ao México, pediu liberdade de consciência e religiosa para a ilha.

México
Em relação ao México, Bento XVI pediu que o narcotráfico seja combatido e afirmou que é preciso "desmascarar o mal e a mentira", assim como a "idolatria do dinheiro que converte os homens em escravos".

Ele convocou os católicos a "fazer todo o possível contra este mal destruidor de nossa juventude". "Nossa grande responsabilidade é educar as consciências, educar a responsabilidade moral", acrescentou Bento XVI.

Bento XVI faz uma viagem de seis dias aos dois países. Trata-se da primeira visita papal em sete anos a dois países de língua espanhola da América Latina.

Bento XVI acena ao embarcar para sua viagem a México e Cuba, no aeroporto Fiumicino, na Itália (Foto: Filippo Monteforte/AFP)
Bento XVI acena ao embarcar para sua viagem a México e Cuba, no aeroporto Fiumicino, na Itália (Foto: Filippo Monteforte/AFP)

Durante os seis dias em que permanecerá na América Latina, a região mais católica do planeta, de 23 a 28 de março, o pontífice, que comemorará seus 85 anos no dia 16 de abril, cumprirá um programa um pouco mais tranquilo, que leva em conta sua idade avançada.

O Papa será recebido na tarde desta sexta-feira no aeroporto de León pelo presidente do México, Felipe Calderón, e depois tem programado um longo descanso para se recuperar das 14 horas de voo.

 

 

Duplo atentado a bomba deixa 27 mortos e mais de cem feridos na Síria

18/03/2012 09:00

Duplo atentado a bomba deixa 27 mortos e mais de cem feridos na Síria

Explosões que levaram terror à capital, Damasco, foram em prédios do governo. Civis e militares estavam entre as vítimas.

 

Na Síria, 27 pessoas morreram em um duplo atentado a bomba. As explosões que levaram terror à capital, Damasco, foram em prédios do governo. A primeira explosão foi por volta das 7h30, hora local, e o alvo foi um edifício do Serviço Secreto em Damasco. Uma cortina de fumaça encobriu o lugar. Carros e vidraças foram destruídos e corpos ficaram espalhados pelo chão.

Pouco depois, uma nova explosão atingiu o prédio onde funciona o departamento de Polícia Criminal, também provocando estragos em casas e carros. Ao todo, 27 pessoas foram mortas e mais de cem ficaram feridas, de acordo com o Ministério da Saúde da Síria. Civis e militares estavam entre as vítimas.

Jornalistas que chegaram ao local para registrar a violência dos atentados acabaram testemunhando uma troca de tiros entre forças de segurança do governo e homens armados.
Até agora, ninguém assumiu a responsabilidade pelos atentados. Alguns moradores acusam estrangeiros pelos ataques. A TV estatal culpou grupos terroristas, que estariam tentando desestabilizar o regime do presidente Bashar al-Assad. Opositores dizem que o governo pode estar por trás da violência, já que estaria tentando abalar a confiança da população nos grupos que lutam contra o regime.

Desde que começaram os protestos, há pouco mais de um ano, 8 mil pessoas foram mortas na Síria, segundo as Nações Unidas. Os números da violência não param de crescer, embora seja cada vez mais difícil checar as informações sobre o conflito. O regime de Bashar al-Assad tenta vencer também a guerra da informação, impedindo que jornalistas independentes divukguem o que de fato acontece no país.


 

 

Jogador da República do Congo sofre parada cardiorrespiratória em campo

18/03/2012 08:57

Jogador da República do Congo sofre parada cardiorrespiratória em campo

Fabríce Muamba teve uma parada cardiorrespiratória durante o jogo entre o time dele, o Bolton, e o Tottenham, pela Copa da Inglaterra.

 

 

O jogador Fabríce Muamba, da República do Congo, teve uma parada cardiorrespiratória durante o jogo entre o time dele, o Bolton, e o Tottenham, pela Copa da Inglaterra.

Muamba, de 23 anos, caiu em campo no fim do primeiro tempo e foi socorrido por seis médicos - que tentaram reanimá-lo com um desfibrilador e massagens cardíacas.

A partida foi suspensa e o jogador está internado em estado crítico.

 

 

Sul-coreano é preso após filmar 917 mulheres com câmera no banheiro

17/03/2012 16:12

Sul-coreano é preso após filmar 917 mulheres com câmera no banheiro

Cliente descobriu a câmera escondida e avisou a polícia.
Suspeito organizava os vídeos por data em seu computador.

 

Do G1, em São Paulo O dono de um café em Seul, na Coreia do Sul, foi preso no mês passado pelo polícia depois que uma câmera foi encontrada instalada no banheiro feminino. De acordo com as autoridades, a câmera continha imagens de mais de 900 mulheres.

Sul-coreano havia filmado 917 mulheres com câmera escondida em banheiro. (Foto: Reprodução)
 
Sul-coreano havia filmado 917 mulheres com câmera escondida em banheiro. (Foto: Reprodução)

Segundo o site "Asia One", o proprietário identificado como Lee foi preso. No dispositivo instalado secretamente no banheiro feminino, havia vídeos de 917 clientes desde março de 2011, de acordo com as autoridades locais.

Segundo a polícia, o homem instalou a câmara em um local onde as clientes não podiam notá-la. O equipamento contava com um sensor de movimento e gravava automaticamente as clientes quando elas entravam no banheiro.

Os arquivos de vídeo, encontrados no computador de Lee, eram organizados por data.
Lee acabou preso depois que uma cliente descobriu a câmera escondida e avisou as autoridades.

 

 

 

Lista traz professores que criaram polêmica ao virarem astros pornôs

17/03/2012 16:08

Lista traz professores que criaram polêmica ao virarem astros pornôs

Casos vieram à tona após alunos descobrirem vídeos na web.
Lista traz casos ocorridos nos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália.

Do G1, em São Paulo

No início deste mês, uma escola de Oxnard, no estado da Califórnia (EUA), afastou a professora de ciência Stacie Halas, de 31 anos, depois que alunos descobriram um vídeo pornô de Stacie, que trabalha há seis anos como atriz pornô. Abaixo, o G1 lista esse e outros casos polêmicos de professores que viraram astros de filmes adultos.

Stacie Halas, de 31 anos, foi afastada pela escola Richard B. Haydock, em Oxnard, no estado da Califórnia (EUA), após um vídeo pornô circular entre os alunos. (Foto: Reprodução)
 
Stacie Halas, de 31 anos, foi afastada pela escola Richard B. Haydock, em Oxnard, no estado da Califórnia (EUA), após um vídeo pornô circular entre os alunos. (Foto: Reprodução)
Em 2009, uma professora de biologia que foi demitida no estado da Flórida, nos EUA, depois de posar em fotos picantes, decidiu dar uma guinada na carreira. Tiffany Shepherd virou atriz pornô. (Foto: Reprodução)
 
Em 2009, uma professora de biologia que foi demitida no estado da Flórida, nos EUA, depois de posar em fotos picantes, decidiu dar uma guinada na carreira. Tiffany Shepherd virou atriz pornô. (Foto: Reprodução)
Professor de educação sexual, o britânico Benedict Garrett foi suspenso em 2010 pela escola secundária Beal High School, em Ilford, nos arredores de Londres, depois que foi descoberto que ele trabalhava como ator pornô. A profissão secreta veio à tona dep (Foto: Caters)Professor de educação sexual, o britânico Benedict Garrett foi suspenso em 2010 pela escola secundária Beal High School, em Ilford, nos arredores de Londres, depois que foi descoberto que ele trabalhava como ator pornô. A profissão secreta veio à tona dep (Foto: Caters)
A professora Tericka Dye foi demitida em 2011 de uma escola no Missouri, nos EUA, por ter trabalhado com atriz pornô. Também conhecida como Tara Meyers, Tericka trabalhou em filmes adultos sob o pseudônimo Rikki Anderson. Ela acabou afastada após alunos descobrirem vídeos pornôs da professora na internet. (Foto: Reprodução)
 
A professora Tericka Dye foi demitida em 2011 de uma escola no Missouri, nos EUA, por ter trabalhado com atriz pornô. Também conhecida como Tara Meyers, Tericka trabalhou em filmes adultos sob o pseudônimo Rikki Anderson. Ela acabou afastada após alunos descobrirem vídeos pornôs da professora na internet. (Foto: Reprodução)
Em janeiro, um professor foi afastado por uma escola de Geelong, no estado de Victoria, na Austrália, depois que estudantes descobriram que ele havia estrelado um filme pornográfico on-line com uma ex-aluna. (Foto: Reprodução)
 
Em janeiro, um professor foi afastado por uma escola de Geelong, no estado de Victoria, na Austrália, depois que estudantes descobriram que ele havia estrelado um filme pornográfico on-line com uma ex-aluna. (Foto: Reprodução)
Em 2011, a canadense Julie Gagnon, conhecida pelo nome de Samantha Ardente, foi demitida de uma escola no Canadá depois que um aluno descobriu que ela trabalhava secretamente como atriz pornô. (Foto: Reprodução)
 
Em 2011, a canadense Julie Gagnon, conhecida pelo nome de Samantha Ardente, foi demitida de uma escola no Canadá depois que um aluno descobriu que ela trabalhava secretamente como atriz pornô. (Foto: Reprodução)
 
 
 
 
 
 

'Como ele coube?', pergunta mulher após dar à luz bebê de 6,3 kg nos EUA

12/03/2012 22:43

Como ele coube?', pergunta mulher após dar à luz bebê de 6,3 kg nos EUA

Dois dias antes do parto na Califórnia, médico previu bebê com 5 quilos.
Jayden Sigler teve quase o dobro do peso da irmã mais velha ao nascer.

Do G1, em São Paulo

Um bebê nascido na semana passada em um hospital da cidade de Vista, na Califórnia, chamou a atenção da equipe médica e até da própria mãe. Cynthia Sigler deu à luz Jayden, um menino de 6,3 quilos.

 

Ao ficar sabendo do tamanho e do peso da criança após a cirurgia cesárea, a reação da mãe foi perguntar: "Como ele coube?", de acordo com o site do "North County Times".

Recuperada após o parto, ela contou que passou então a entender por que a gravidez vinha sendo tão incômoda. Dois meses atrás, o médico havia previsto que o bebê teria pouco mais de 4 quilos. Já em 6 de março, dois dias antes do nascimento, a previsão subiu para quase 5 quilos.

Jayden nasceu com quase o dobro do peso de sua irmã mais velha. A menina Jailyn nasceu com pouco mais de 3,2 quilos em 2009.

 

 

 

 

Consumir carne vermelha todo dia aumenta risco de morte, diz estudo

12/03/2012 22:37

Consumir carne vermelha todo dia aumenta risco de morte, diz estudo

Especialistas de Harvard ouviram 120 mil pessoas dos Estados Unidos.
Carne processada pode elevar risco de morte prematura em até 20%.

Da France Presse

Uma pesquisa norte-americana afirma que comer uma porção diária de carne vermelha processada (como salsichas e bacon) pode aumentar o risco de morte prematura em até 20%, enquanto que ingerir carne sem processamento elevaria em 13% este risco. 

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (12), em estudo realizado por especialistas da Universidade Harvard, que contou com dados de mais de 120 mil pessoas dos Estados Unidos.

O estudo oferece evidências de que comer carne vermelha aumenta o risco de enfermidades cardíacas e câncer. Além disso, sugere que substituí-la por peixe e carne de aves poderia reduzir o risco de mortalidade.

Foram analisadas informações de 37.698 homens e 83.644 mulheres durante 22 anos e 28 anos, respectivamente. Os participantes foram entrevistados sobre seus hábitos alimentares a cada quatro anos.

Carne vermelha (Foto: Reprodução/TV Tem)
 
Especialistas recomendam reduzir consumo diário
de carne vermelha para evitar morte prematura
(Foto: Reprodução/TV Tem)

Cardápio mais saudável
Aqueles que comiam uma porção diária de carne vermelha sem processamento (carne comum) registraram um risco 13% maior do que aqueles que não comiam com tanta frequência este alimento.

E se a carne vermelha era processada, o risco aumentava em 20%.

No entanto, substituir a carne vermelha por nozes provou que o risco de mortalidade cairia em 19%, enquanto que o consumo de grãos inteiros e aves diminuíram o risco em 14%. Já o consumo de peixes fez cair o risco em 7%.

Mortes que poderiam ser evitadas
Os autores disseram quem entre 7% e 9% das mortes que ocorreram durante o estudo “poderiam ser evitadas se todos os participantes consumissem menos 0,5 porção diária de carne vermelha.

A carne vermelha processada contém ingredientes como a gordura saturada, sódio, nitratos e outras substâncias cancerígenas que estão ligadas a muitas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e câncer.

"Mais de 75% dos US$ 2,6 bilhões gastos anualmente com saúde nos Estados Unidos são por motivos de doença crônica", disse Dean Ornish, médico e nutricionista da Universidade da Califórnia, em San Francisco. "Consumir menos carne vermelha pode ajudar a reduzir a mortalidade devido a essas doenças e reduzindo, assim, os custos com saúde”, complementa

 

 

 

.

 

Homem morre em sua própria despedida de solteiro nos EUA

12/03/2012 22:22

Homem morre em sua própria despedida de solteiro nos EUA

Americano de 25 anos morreu após briga em casa em Kansas City.
Uma pessoa foi detida, e polícia investiga o que aconteceu.

Do G1, em São Paulo

Um americano de 25 anos morreu quando celebrava sua própria despedida de solteiro na madrugada deste sábado (10) em Kansas City, no estado americano do Missouri.

A polícia chegou ao local às 4h45 da madrugada, após uma ambulância ter sido chamada, segundo a imprensa local.

Ao chegar, os policiais descobriram que houve uma briga na casa e que Jacob Jarozewski tinha morrido.

Havia um pequeno grupo no local, festejando a despedida de solteiro de Jacob.

Uma pessoa foi presa, mas ainda não havia sido processada.

A polícia está investigando o que aconteceu.

Vizinhos disseram que viram movimento na casa antes da chegada da ambulância, mas nada de anormal. O morador, segundo eles, era bastante discreto.

Jacob Jarozewski (Foto: Reprodução de vídeo)
Jacob Jarozewski (Foto: Reprodução de vídeo)
 
 

 

Estudante é apedrejado até a morte por ser 'emo'

11/03/2012 13:46

Estudante é apedrejado até a morte por ser 'emo'

Agentes apedrejaram até a morte em Bagdá (Iraque) um estudante (foto acima) considerado "emo".

Os extremistas sunitas reagiram contra a vítima depois que a Polícia Moral do país emitiu nota no site do Ministério do Interior condenando o "fenômeno emo" entre os jovens iraquianos, noticiou o "Daily Mail". Está circulando entre os religiosos radicais uma lista de alvos.

"O fenômeno Emo, ou culto ao diabo, está sendo acompanhado pela Polícia Moral, que tem a aprovação para eliminá-lo o quanto antes, já que ele está afetando de forma nociva a sociedade e se tornando um perigo. Eles usam roupas estranhas e apertadas e tem fotos com caveiras. E também usam anéis no nariz e na língua, e fazem outras atividades estranhas", escreveu a polícia, dando combustível ao radicalimso religioso.

A denúncia foi feita por um grupo ativista, que fala em mais de 90 mortos no últimos mês por causa da aparência. O nome da vítima não foi revelado.

O deputado Safiyyah al-Suhail afirmou que, recentemente, "alguns estudantes foram presos por usarem jeans americano ou por terem corte de cabelo ocidentalizado".

 

 

Príncipe Harry, do Reino Unido, visita favela pacificada no Rio

11/03/2012 12:53

Príncipe Harry, do Reino Unido, visita favela pacificada no Rio

O príncipe Harry, do Reino Unido, filho caçula de Charles e Diana, vai passar esta noite em São Paulo. Hoje, ele encerrou o segundo dia de viagem ao Rio de Janeiro. A repórter Mônica Sanches acompanhou.

 
 
 

 

O príncipe começou o sábado correndo no Aterro do Flamengo. Harry também jogou rúgbi, um esporte tipicamente britânico, com crianças de uma comunidade da zona sul. Com a nova camisa da seleção brasileira de futebol, mostrou que, no vôlei de praia, tem muito a aprender com nossos campeões.

À tarde, Harry chegou de teleférico ao Complexo do Alemão, ocupado desde o fim de 2010 pela força de pacificação do Exército.

O príncipe foi recebido com festa na comunidade. Os moradores se sentiram honrados com a visita. Foi mais uma prova de que este lugar passa por grandes mudanças. Harry andou pela comunidade e conheceu projetos sociais.

Ha hora da visita, foram disparados tiros, na favela vizinha, da Vila Cruzeiro. Para o Exército, foi uma tentativa de tumultuar a passagem do príncipe. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que foi uma ação orquestrada. Veja que é o momento importante, está toda imprensa aqui, coincidentemente no momento em que estamos aqui, tem alguém enfrentando a tropa do outro lado”, fala General Brigadeiro Tomás Paiva, comandante Força de Pacificação.

Mas o príncipe não percebeu a movimentação - que aconteceu do outro lado dos morros.
Curioso, Harry - que é oficial do Exército britânico fez perguntas sobre a pacificação.

“Ele perguntou alguma coisa de detalhes da operação militar. Como é que a gente estava procedendo, se estava seguro pra andar, se havia liberdade de ir e vir nas nossas ruas”, contou o General Brigadeiro Tomás Paiva.

Após a apresentação de um coral, foi cercado por crianças e ganhou um abraço.

Um dia que vai marcar a vida da pequena Maiara. “Vou lembrar pra sempre”. E a visita ao Rio, terminou com um show do sambista Diogo Nogueira.

 

 


 

 

Ao lado de Dilma, Merkel critica 'medidas protecionistas unilaterais'

05/03/2012 16:50

Ao lado de Dilma, Merkel critica 'medidas protecionistas unilaterais'

Pela manhã, presidente do Brasil criticou guerra cambial dos países ricos.
Chanceler alemã defendeu 'confiança' como 'caminho' para sair da crise.

 

Do G1, em Brasília

 
Comente agora
A chanceler Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff durante abertura da feira tecnológica Cebit, em Hannover, na Alemanha (Foto: Odd Andersen / AFP Photo)A chanceler Angela Merkel e a presidente Dilma Rousseff durante abertura da feira tecnológica Cebit, em Hannover, na Alemanha (Foto: Odd Andersen / AFP Photo)

Ao discursar após a presidente Dilma Rousseff na abertura da Feira Internacional das Tecnologias da Informação e das Comunicações, a Cebit, em Hannover, na Alemanha, a chanceler Angela Merkel criticou "medidas protecionistas unilaterais" como estratégia para sair da crise financeira internacional.

"A presidente Dilma citou tsunami de liquidez, manifestou sua preocupação. Temos de olhar para medidas protecionistas unilaterais. Penso que a confiança é o caminho que devemos trilhar para sair da crise. [...] Nós, europeus, ficamos conscientes do fato de que temos que olhar além das nossas fronteiras", declarou Merkel. Segundo ela, trata-se de uma "crise bem delicada".

A fala foi uma menção ao termo "tsunami monetário", usado por Dilma na quinta-feira (1º) para criticar a política cambial dos países desenvolvidos.

Para a chanceler alemã, é preciso criar regras que resultem em uma "política orçamentária estável e sólida". "As consequências da crise internacional são consequências da crise do endividamento".

Ainda em seu discurso, Merkel citou que terá "oportunidade" de conversar sobre a crise com Dilma ainda nesta segunda. Após a participação na feira, as duas têm uma reunião privada e devem falar sobre a crise.

Medidas de proteção
Pela manhã, Dilma criticou a "política monetária expansionista" dos países desenvolvidos. Disse que a "massa monetária" produzida gera "bolha" e "especulação" e que o Brasil tomará "todas as medidas" para se proteger - veja no vídeo ao lado.

“Eu reconheço que [a política cambial] é um mecanismo de defesa, mas você ganha tempo só. O que o Brasil quer mostrar é que está em andamento uma forma concorrencial de proteção de mercado que é o câmbio, uma forma artificial de proteção do mercado. [...] Somos uma economia soberana. Tomaremos todas as medidas para nos proteger", afirmou a presidente a jornalistas em Hannover, no lobby do hotel Luisenhof.

por Dilma. "De certa maneira, eu entendo as dúvidas dela. É por isso que vou tentar dizer a ela que planejamos perseguir reformas desta vez, que nós certamente não vamos adotar medidas semelhantes de novo", declarou.

A reforma do FMI (Fundo Monetário Internacional) e outras questões de política externa, como a crise na Síria, a Palestina e o Irã, também deverão ser debatidas por Dilma e Merkel. "A presidenta vai reafirmar aquilo que é próprio da política externa brasileira, que é a busca de soluções negociadas, diplomáticas, mesmo quando essas soluções parecem muito difíceis", disse o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

Inclusão digital
Em seu discurso na abertura da feira, Dilma não citou a economia e falou sobre ações do governo brasileiro em prol da inclusão digital.

"A exclusão digital, das tecnologias da informação, acentua as desigualdades já existentes. [...] O Brasil fez opção clara nos últimos anos por universalizar o acesso à tecnologia", afirmou Dilma. Segundo ela, os benefícios decorrentes do desenvolvimento das tecnologias da informação não podem ser "privilégio de poucos".

A presidente brasileira destacou no discurso a ascensão à classe média de camadas da população que antes viviam na pobreza. "Pela primeira vez na história do meu país, mais da metade dos 190 milhões de brasileiros pertencem à classe média. Essa grande mobilidade social tem impacto direto no uso das tecnologias", declarou.

 

“Mulher-zumbi” acorda depois de ficar morta por seis dias

05/03/2012 16:46

Mulher-zumbi” acorda depois de ficar morta por seis dias

 
 
 

Chinesa de 95 anos simplesmente saiu andando de seu caixão

por Redação Galileu

 

Editora Globo
Li Xiaufeng levantou de seu caixão e foi direto para a cozinha preparar um lanche // Crédito: Reprodução OddityCentral

 

Li Xiaufeng, uma chinesa de 95 anos da província da Guangxi, foi encontrada morta por seu vizinho durante uma manhã. Ele teria tentado movê-la, mediu seu pulso e até verificou a sua respiração. Concluindo que a idosa estava morta, avisou a família dela que, por sua vez, iniciou as preparações para o funeral.

O costume chinês diz que a pessoa morta não pode ser enterrada imediatamente – todos os seus familiares e amigos precisam comparecer ao funeral antes. Então, o corpo da sra. Xiaufeng ficou exposto em um caixão aberto durante seis dias.

Um dia antes do enterro, o caixão apareceu vazio e sem nenhum sinal da sra. Xiaufeng. O corpo foi procurado pela vila inteira e foi encontrado de pé, se movendo e cozinhando uma refeição na própria cozinha. “Cansei de dormir, acordei e estava com fome”, explicou-se a “morta”.

Mas calma, ainda não é hora de se desesperar e se preparar para uma infestação zumbi. Segundo médicos, o que aconteceu com a velhinha foi o que a ciência chama de morte artificial – a pessoa, aparentemente, não respira, mas seu corpo ainda está quente.

Boas notícias para Li Xiaufeng, que está viva. O único problema é que, como segue a tradição chinesa, todos os pertences dela foram queimados em seu funeral e agora até suas roupas são emprestadas.

 

05/03/2012 09h25 - Atualizado em 05/03/2012 09h30 Corpo de brasileiro morto no Chile passará por perícia

05/03/2012 16:44

Corpo de brasileiro morto no Chile passará por perícia

Após exame, certidão de óbito será emitida e corpo será enviado a Brasília.
Engenheiro de 28 anos morreu após queda enquanto escalava vulcão.

 

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

 
4 comentários

 

O corpo do brasileiro Felipe Santos, de 28 anos, que morreu no Chile ao escorregar na subida do vulcão Villarrica, será examinado por médicos legistas nesta segunda-feira (5).

Após a perícia médica, será emitida uma certidão de óbito por parte das autoridades chilenas e outra por parte do Brasil. Só depois disso o corpo será enviado para Brasília, onde mora a família de Felipe. A previsão da família é de que o corpo chegue ao Brasil até quarta-feira (7).

Felipe desapareceu na última quinta-feira (1º) ao escorregar e cair em uma fenda na região do vulcão Villarrica, localizado a 800 quilômetros ao sul de Santiago. Os pais de Felipe acompanharam as buscas pelo filho e o corpo foi encontrado na manhã deste sábado (3).

O Itamaraty é órgão do governo brasileiro que trata sobre o translado do corpo para o Brasil. A assessoria informou ao G1 que ainda não tem previsão sobre a liberação.

A polícia chilena abriu investigação para apurar se houve negligência dos guias ou descuido do brasileiro.

A agência de turismo que fez o passeio informou que segue todas as normas de segurança. Conforme os guias, os turistas usavam equipamento básico de proteção, como capacete, grampões, para fixar as botas de neve, e piolet, uma ferramenta utilizada para escalar a montanha e para frear na descida.

Segundo a associação de guias, Felipe escorregou, se assustou e não fincou o piolet, o que o fez deslizar e cair na fenda.

A agência de turismo informou que, como segurança, passará a fornecer chips eletrônicos para localização de turistas no caso de incidentes. Nos últimos 30 anos, oito pessoas morreram no passeio ao vulcão.

Felipe Santos, 28 anos, morto no Chile (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
Felipe Santos, 28 anos, morto no Chile (Foto:
Reprodução / TV Globo)

Felipe era engenheiro e trabalhava na Petrobrás em Macaé (RJ). Os pais moram em Brasília, cidade onde Felipe morou e se formou em engenharia.

Os pais descreveram Felipe como um apaixonado por aventura e que tinha como objetivo nessas férias escalar o vulcão. “Ele me ligou e disse assim: ‘pai, eu vou subir nesse vulcão de qualquer jeito. Ele está lá aceso, mas vou pegar de qualquer jeito’. E nós, apesar de sentirmos, reconhecemos que ele perdeu a vida fazendo aquilo que gostava”, afirmou Kalidasa Mello dos Santos, pai de Felipe, ao "Jornal Nacional".

“Fica muita alegria muito carinho. Meu filho era um menino muito especial . Muito aplicado, estudioso e um bom funcionário, enfim, só fica coisa boa desse menino”, disse a mãe Maria da Glória dos Santos.

saiba mais

Acidente
O corpo de Felipe foi encontrado no local conhecido como Setor de Grietas, uma área do vulcão cheia de fendas. Foram 48 horas de buscas.

O jovem estava no fundo de uma fenda de seis metros de profundidade e apresentava ferimentos no quadril, braço e pescoço.  O corpo teve de ser levado de helicóptero até um trecho acessível do vulcão.

Segundo a Defesa Civil, na quinta-feira (1º), ele fazia um passeio com um grupo de turistas no vulcão. Ele estava a 2.700 metros de altitude, quando tropeçou na calça e escorregou, deslizando por 600 metros. Turistas de outro grupo que desciam o vulcão, próximos a Felipe, também escorregaram. Dois alpinistas ficaram feridos, enquanto outro morreu. Para as autoridades, foram dois acidentes distintos.

Homem que usava RG com foto de ator causou prejuízo de R$ 472 mil

05/03/2012 16:40

Homem que usava RG com foto de ator causou prejuízo de R$ 472 mil

Investigado aplicou golpes em loja de autopeças e em banco.
Ele foi indiciado por estelionato e uso de documento falso.

 

Do G1 PE

 
 
Homem é preso com vários documentos falsos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
O homem foi preso com vários documentos falsos.
(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O homem investigado por usar um RG falsificado com a foto do ator norte-americano Jack Nicholson foi indiciado por estelionato e uso de documento falso. O inquérito policial foi concluído nesta segunda-feira (5). Pelos crimes, o suspeito pode pegar até 18 anos de prisão.

De acordo com o delegado Erivaldo Guerra, responsável pelo caso, o homem tinha seis identidades falsas, entre elas, uma que continha a foto do artista, conhecido por filmes como "O Iluminado". Porém, o nome do ator foi preservado e a assinatura do titular era atribuída a João Pedro dos Santos.

O documento com a foto do artista e outra identidade falsa foram usados para abrir uma empresa fictícia e, com ela, abrir também uma conta bancária. Assim, ele usava o limite dos cheques e dos cartões de crédito para aplicar golpes. "Um banco no bairro de Casa Forte [Zona Norte do Recife] está com um débito financeiro de R$ 470 mil porque ele usou cheque especial", disse o delegado.

saiba mais

Erivaldo Guerra também colheu o depoimento do dono de uma loja de autopeças, que teria sido lesada pelo golpista em 2003. O homem teria comprado peças de automóveis no estabelecimento da vítima, localizado em Olinda, com quatro cheques sem fundo, cada um no valor de R$ 595. "Naquela ocasião, o criminoso não apresentou nenhuma identidade", contou.

O delegado contou, ainda, que o suspeito não revelou por que utilizava a foto do artista no documento. "Também não há indícios de que ele agia junto com uma quadrilha", falou. O homem foi detido pela polícia após agentes receberem uma ligação anônima informando que o criminoso estava em uma agência bancária, no bairro de Boa Viagem, tentando abrir uma conta com um RG falsificado
.

Ex-babá de Obama relata preconceito contra transexuais na Indonésia

05/03/2012 16:31

Ex-babá de Obama relata preconceito contra transexuais na Indonésia

Evie, que nasceu Turdi, parou de se vestir de mulher para evitar agressões.
Ela trabalhou durante dois anos na casa da família Obama em Menteng.

 

Da AP

 
 
Evie, ou Turdi, ex-babá do presidente americano Barack Obama, em 27 de janeiro na entrada de seu quarto em um cortiço de Jacarta, na Indonésia. Evie nasceu homem, mas se identifica com o gênero feminino e afirma ter passado por uma vida de agressões e preconceitos por conta de sua identidade. Hoje com 66 anos, ela há duas décadas deixou de se vestir de mulher, para evitar um fim violento (Foto: Dita Alangkara/AP)
 
Evie, ou Turdi, ex-babá do presidente americano Barack Obama, em 27 de janeiro na entrada de seu quarto em um cortiço de Jacarta, na Indonésia. Evie nasceu homem, mas se identifica com o gênero feminino e afirma ter passado por uma vida de agressões e preconceitos por conta de sua identidade. Hoje com 66 anos, ela há duas décadas deixou de se vestir de mulher, para evitar um fim violento, após uma amiga sua ter sido espancada e ido parar na sarjeta. (Foto: Dita Alangkara/AP)
Moradores antigos de Menteng, a vizinhança na qual Obama cresceu, confirmaram que Turdi trabalhou com a família por dois anos, cuidando também de sua irmã Maya. A Casa Branca não comentou o assunto (Foto: Dita Alangkara/AP)
 
Moradores antigos de Menteng, a vizinhança na qual Obama cresceu, confirmaram que Turdi trabalhou com a família por dois anos, cuidando também de sua irmã Maya. A Casa Branca não comentou o assunto (Foto: Dita Alangkara/AP)
Ativistas estimam quer 7 milhões de transgêneros vivam no país, de 240 mihões de habitantes. O preconceito ainda impera, com transgêneros como Melda, de 27 anos (foto) sendo retratados pejorativamente na TV e no dia a dia (Foto: Dita Alangkara/AP)
 
Ativistas estimam que 7 milhões de transgêneros vivam no país, de 240 mihões de habitantes. O preconceito ainda impera, com transgêneros como Melda, de 27 anos (foto) sendo retratados pejorativamente na TV e no dia a dia (Foto: Dita Alangkara/AP)

 

Em projeto piloto, britânicas poderão consultar ficha policial de namorado

05/03/2012 16:28

Em projeto piloto, britânicas poderão consultar ficha policial de namorado

Iniciativa entra em vigor no país após mulher ter sido morta pelo parceiro em 2009.

 

BBC

 

O governo britânico anunciou nesta segunda-feira um projeto piloto para que pessoas em algumas regiões possam acessar a ficha de antecedentes de parceiros para descobrir se o namorado já se envolveu em casos de violência doméstica.

O Ministério do Interior informou que o projeto piloto deve durar um ano. Durante o período, a polícia o terá o direito de pedir informações nas regiões de Manchester, Nottinghamshire, Wiltshire e Gwent.

O projeto é chamado de Lei Clare, depois que Clare Wood foi assassinada em 2009 por um ex-namorado que tinha um histórico de violência.

Clare Wood fez várias queixas na polícia de Salford, na região de Manchester, contra George Appleton, que ela conheceu na internet.

Mesmo assim, ela foi morta pelo ex-namorado, que cometeu suicídio depois da morte de Clare.

Desde a morte da britânica, o pai de Clare, Michael Brown, faz campanha para que as pessoas tenham o direito de saber se o parceiro ou parceira tem um histórico de violência.

Para Brown, se este projeto existisse antes, sua filha poderia ter tomado uma decisão 'mais informada' a respeito do relacionamento com Appleton.

'Acredito que, se minha filha soubesse do passado do companheiro, ela teria desistido dele e o expulsado', disse Brown à BBC.

Estatísticas e críticas

Estatísticas do Ministério do Interior britânico sugerem que duas mulheres são mortas pelo ex-companheiro ou companheiro atual a cada semana na Inglaterra e no País de Gales.

O projeto do governo gerou críticas de um grupo que faz campanha contra a violência doméstica na Grã-Bretanha, o Refuge.

'Por que estamos gastando dinheiro com iniciativas caras, que não foram testadas? A realidade é que a maioria dos que cometem (violência doméstica) não são conhecidos da polícia, e as mulheres poderão nem mesmo aderir a este esquema', afirmou Sandra Horley, diretora do Refuge.

Para Horley, o governo teria que enfrentar a questão da violência doméstica melhorando a resposta da polícia aos pedidos de ajuda.

A ministra da Igualdade, Lynne Featherstone, afirmou que o projeto é 'uma parte de uma metodologia para tentar lidar com a violência doméstica, que é inaceitável e epidêmica no país'.

Os testes da nova lei começam no meio do ano.

 

Homem filma sob saia de mulher, mas acaba apanhando do marido dela

03/03/2012 11:01

Homem filma sob saia de mulher, mas acaba apanhando do marido dela

Caso ocorreu em Seattle, no estado de Washington. Marido deu um soco no rosto do suspeito antes de dominá-lo

Um homem com uma câmera instalada no sapato foi preso na última sexta-feira após filmar por baixo da saia de uma mulher em Seattle, no estado de Washington (EUA). O marido de Jenifer DeMarre notou a ação do espertinho e dominou o suspeito no chão.

Daniel Kreiter foi preso após filmar por baixa de saia de Jenifer DeMarre



Segundo a emissora "Kiro TV", o suspeito foi identificado como sendo Daniel Kreiter, de 41 anos.

De acordo com a polícia, o homem contou que Kreiter aproximou seu pé sob a saia de sua esposa e ficou movendo em uma determinada posição, quando ele percebeu que havia algo parecido com um espelho preso no sapato do suspeito.

O marido se aproximou de Kreiter e lhe deu um soco no rosto. Em seguida, ele o segurou com a ajuda de outras pessoas até a chegada dos seguranças.

Chávez teria entre 1 e 2 anos de vida, diz documento vazado pelo WikiLeaks

03/03/2012 10:59

Informação foi publicada por jornais espanhóis nesta terça-feira (28). Avaliação estaria em e-mail vazado da Stratfor Global Intelligence


Do G1
publicidade

Médicos russos e cubanos que atenderam o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em junho do ano passado, avaliaram que ele tem entre um e dois anos de vida, segundo documentos vazados pelo WikiLeaks e publicados pelos jornais espanhóis "Público" e "El País".

O WikiLeaks afirma ter tido acesso a milhões de supostos e-mails da Stratfor Global Intelligence, uma empresa privada de segurança e inteligência.

Chávez voltou a Cuba na sexta passada para tratar de uma nova "lesão" na zona onde tirou um tumor em junho passado.

Hugo Chávez teria até dois anos de vida


Segundo mail vazado pelo WikiLeaks, médicos dizem que ele tem no máximo dois anos de vida.
Hugo Chávez faz cumprimentos durante o Conselho de Ministros no Palácio dos Miraflores em Caracas, nesta quinta (23) (Foto: Reuters)Hugo Chávez faz cumprimentos durante o Conselho de Ministros no Palácio dos Miraflores em Caracas, em 23 de fevereiro (Foto: Reuters)

Em correspondência eletrônica com data de 5 de dezembro e enviada a George Friedman, fundador da empresa, o funcionário Reva Bhalla fala de "uma fonte muito bem relacionada que trabalha com Israel" e que revela informações sobre a equipe médica russa a respeito do tratamento de Chávez.

Segundo o texto, os médicos russos davam menos de um ano de vida ao venezuelano. Os cubanos, dois.

 

Ladrão é preso após usar tortas de maçã para roubar banco

03/03/2012 10:55

Ladrão é preso após usar tortas de maçã para roubar banco

Do G1

publicidade

O norte-americano Daniel Hegwood, de 33 anos, foi preso em Sacramento, no estado da Califórnia (EUA), depois que usou tortas de maçã do McDonald's para roubar um banco, alegando que era uma bomba, segundo a emissora de TV "CBS".

Daniel Hegwood usou tortas de maçã para roubar banco



De acordo com a polícia, Hegwood entrou na agência bancária segurando um saco. Então, ele se aproximou de um caixa e exigiu que ele lhe entregasse o dinheiro, pois o saco continha uma bomba.

O caixa entregou uma quantia não revelada de dinheiro ao ladrão. Em seguida, Hegwood fugiu do local a pé, deixando o saco no local.

Os investigadores dizem que os agentes de segurança do banco seguiram o suspeito e avisaram a polícia sobre sua localização. Hegwood acabou detido após entrar em uma garagem.

Durante a prisão, Hegwood alegou que tinha outra bomba em sua mochila. Especialistas em explosivos foram chamados, mas, após análise, descobriram que no saco havia duas tortas de maçã.

Americana acha pérola ao comer pizza de ostras em restaurante

03/03/2012 10:51

Americana acha pérola ao comer pizza de ostras em restaurante

Caso ocorreu em Columbia, na Carolina do Sul. 'Pensei que tinha quebrado um dente', disse Pamela Levi

A americana Pamela Levi encontrou uma pérola ao comer uma pizza de ostras em um restaurante em Columbia, no estado da Carolina do Sul (EUA), segundo a emissora "WISTV".

Pamela Levi encontrou uma pérola ao comer uma pizza de ostras



"Pensei que tinha quebrado um dente", afirmou ela. No entanto, ao tirar o objeto estranho da boca, Pamela notou que era uma pérola.

Britânico com crânio reconstruído com gordura fala sobre recuperação

01/03/2012 17:50

Britânico com crânio reconstruído com gordura fala sobre recuperação

Tim Barter sofreu queda e teve parte do crânio retirada; londrino conta que não se lembra do ocorrido.

 

Da BBC

 
 
O britânico Tim Barter, antes da passar pela cirurgia para reconstruir seu crânio. (Foto: BBC)
 
Britânico Tim Barter, antes da passar pela cirurgia
para reconstruir seu crânio. (Foto: BBC)

Um britânico que teve o crânio reconstruído com gordura do abdome disse que agora vive como se nada tivesse acontecido (veja o vídeo no site da BBC).

Tim Barter sofreu o acidente há dois anos, quando tentava entrar em sua casa, no sul de Londres, escalando um cano. O cano não aguentou, e Barter sofreu uma queda.

Com o acidente, ele desenvolveu um coágulo que pressionava seu crânio. Os médicos do hospital do King's College, de Londres, tiveram que retirar uma parte do crânio, substituindo por uma placa de titânio.

Como o formato ficou diferente, a equipe retirou gordura do abdome do paciente, tratou e injetou na região da têmpora para deixar com uma aparência melhor.

Jornalista espanhol consegue fugir da Síria para o Líbano, diz ativista

01/03/2012 08:06

Jornalista espanhol consegue fugir da Síria para o Líbano, diz ativista

'Javier Espinosa está em solo libanês', disse membro do grupo Avaaz.
Jornalistas ocidentais estão em distrito sitiado de Baba Amro, em Homs.

 

Da Reuters

 
 
Javier Espinosa, em foto cedida pelo jornal 'El Mundo' (Foto: AFP/El Mundo)
 
Javier Espinosa, em foto cedida pelo jornal
'El Mundo' (Foto: AFP/El Mundo)

O jornalista espanhol Javier Espinosa, um dos muitos ocidentais impedidos de deixar o distrito sitiado de Baba Amro, na cidade síria de Homs, conseguiu fugir para o vizinho Líbano, afirmou um ativista do grupo Avaaz nesta quarta-feira (29).

"Javier Espinosa está em solo libanês, embora ainda não tivesse feito isso com 100% de segurança", afirmou o ativista do grupo Avaaz, Wissam Tarif, sem dar mais detalhes.

Tarif disse que Edith Bouvier, uma correspondente francesa ferida, e o fotógrafo francês William Daniels ainda estavam em Homs, que sofre 25 dias de bombardeios e um cerco feroz das forças do Exército sírio, que há 11 meses reprimem com violência manifestações pró-democracia em todo o país.

O fêmur de Bouvier foi destruído durante um bombardeio pesado no distrito Baba Amro, controlado pelos rebeldes, que também matou a veterana correspondente de guerra do "Sunday Times" Marie Colvin e o fotógrafo francês Remi Ochlik na semana passada.

A fuga de Espinosa aconteceu um dia depois que o fotógrafo britânico Paul Conroy, ferido no ataque de 22 de fevereiro, foi levado para o Líbano por ativistas numa operação em que alguns deles morreram.

Conselho de Direitos Humanos da ONU condena Síria por violência

01/03/2012 08:05

Conselho de Direitos Humanos da ONU condena Síria por violência

Fórum pede que agências humanitárias tenham livre acesso no país.
Repressão a protestos contra regime matou 7.500 desde março de 2011.

 

Do G1, com agências internacionais

 
Comente agora

 

O Conselho de Direitos Humanos da ONU condenou a Síria nesta quinta-feira (1º) por violações generalizadas e "cada vez mais graves" que podem equivaler a crimes contra a humanidade e pediu o fim dos ataques contra civis.

Num debate de urgência, o fórum de 47 membros aprovou a condenação com 37 votos a favor, três contra (China e Rússia, aliadas da Síria, além de Cuba) e três abstenções (Equador, Índia e Filipinas).

A resolução aprovada foi apresentada pelos países do Golfo Pérsico, com apoio das potências ocidentais.

Quatro delegações não participaram da votação. O representante da Síria não estava presente.

O texto também pede que o regime do contestado presidente Bashar al Assad dê autorização de "acesso sem obstáculos" para as agências humanitarias atuarem na região.

Manifestante protestam contra o governo de Assad nesta quinta-feira (1º) em Idlib (Foto: AP)
Manifestante protestam contra o governo de Assad nesta quinta-feira (1º) em Idlib (Foto: AP)

A repressão aos protestos contra Assad já matou mais de 7.500 no país desde março de 2011, segundo a ONU.

Rebeldes resistem a cerco no bairro rebelde de Baba Amr na Síria

01/03/2012 08:03

Rebeldes resistem a cerco no bairro rebelde de Baba Amr na Síria

Combates continuam próximo à região, na cidade de Homs.
Repressão a protestos contra Assad já matou mais de 7.500, diz ONU.

 

Da AFP

 
Comente agora

Os combatentes rebeldes conseguiram resistir até o momento ao cerco das forças do regime da Síria em Baba Amr, bairro da cidade de Homs, informaram nesta quinta-feira (1º) militantes e uma ONG síria.

"O Exército Sírio Livre (ESL) conseguiu conter a tentativa de avanço em Baba Amr, ainda resiste", afirmou à AFP Hadi Abdallah, militante local da Comissão Geral da revolução síria.

 

"Não entraram no bairro, há combates do lado de fora", completou.

"Os combates entre desertores e o Exército continuam nos arredores do bairro de Baba Amr, não dentro", declarou à AFP Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Bairro de Baba Amr, em Homs, sob ataque das forças do governo em 26 de feveiro; a imagem foi divulgada pela oposição (Foto: AFP)
Bairro de Baba Amr, em Homs, sob ataque das forças do governo em 26 de feveiro; a imagem foi divulgada pela oposição (Foto: AFP)

Baba Amr é o principal bairro rebelde da cidade de Homs, que resiste ao cerco e aos bombardeios há mais de um mês.

A Síria está em crise política desde março de 2011, quando o governo começou a reprimir violentamente protestos contra o presidente Bashar al Assad.

A ONU avalia que pelo menos 7.500 pessoas morreram desde o início dos confrontos.

 

EUA investigam suposta campanha para rejeitar mudança climática

23/02/2012 13:51

EUA investigam suposta campanha para rejeitar mudança climática

ONG teria recebido dinheiro para pregar tema como 'farsa científica'.
Congresso americano pediu para que denúncias fossem averiguadas.

 

Da France Presse

 
Um novo escândalo sobre mudanças climáticas começou nos Estados Unidos depois que vieram à tona documentos que mostram que grupos de direita financiaram uma campanha para influenciar a maneira como se ensina a questão nas escolas.

Documentos sobre a estratégia e o orçamento interno da Heartland Institute, uma organização sem fins lucrativos com sede em Chicago (Illinois), foram revelados na semana passada, mostrando que US$ 200 mil seriam gastos em um "projeto sobre aquecimento global".

Este projeto pregaria que "o fato de que os seres humanos estão modificando o clima é uma controvérsia científica" e que é igualmente "controversa a confiança" dos modelos climatológicos, segundo os documentos.

Também são mencionados milhares de dólares em doações provenientes da indústria e investimentos em combustíveis fósseis, um doador anônimo que deu US$ 1,25 milhão e uma gratificação de US$ 300 mil para o grupo de cientistas rejeitar as descobertas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a mudança climática.

O Heartland Institute disse que um dos documentos que vazou era falso, mas não comentou os outros e se negou a responder qualquer questão sobre o assunto.

Audiência
O escândalo ganhou novas dimensões nesta quarta-feira (22), quando um congressista pediu que seja realizada uma audiência para determinar se um dos cientistas mencionado nos documentos - um funcionário do Departamento do Interior dos Estados Unidos - recebeu remunerações indevidas da Heartland Institute para negar a mudança climática.

Segundo os documentos, Indur Goklany, diretor assistente na seção de políticas de projetos, ciência e tecnologia do Departamento do Interior, recebeu US$ 1.000 mensais para escrever artigos sobre economia e política para o Heartland Institute.

Supõe-se que os textos apareceriam em um livro do Painel Internacional sobre a Mudança Climática (IPCC), um grupo internacional de cientistas que critica os relatórios das Nações Unidas sobre o tema.

Um congressista democrata do Arizona, Raul Grijalva, solicitou uma audiência do plenário do Comitê de Recursos Naturais, mencionando que não está claro se Goklany recebeu os pagamentos - o que é ilegal para os funcionários federais - e se outros cientistas governamentais estão envolvidos.

"Nosso Comitê tem obrigação de responder a essas questões", escreveu Grijalva, cuja proposta de audiência deve ser aprovada por seus colegas.

Investigação
David Wojick, outro contratista governamental do Departamento de Energia (DOE), poderia ser investigado por suas supostas ligações com o grupo, depois de os documentos mostrarem que receberia US$ 25 mil trimestrais por redigir novos programas escolares.

Nos documentos, Wojick é mencionado como "consultor principal na inovação" da seção de Informação sobre Ciência e Tecnologia do DOE. A filial americana da ONG Greenpeace mandou uma série de cartas para o governo, solicitando uma investigação urgente para determinar se os documentos revelam pagamentos ilegais a cientistas federais e em consequência um conflito de interesses.

Os documentos mostraram que o Heartland Institute, fundado em 1984, realiza "uma campanha multimilionária, há vários anos, para semear a confusão sobre a mudança climática e sobre a ciência" que estuda esse assunto, disse Kert Davies, diretor de pesquisas do Greenpeace americano.

Peter Gleick, um proeminente cientista da mudança climática, se infiltrou no Heartland Institute para obter os documentos e é acusado de ter feito isso de forma fraudulenta.

 

Colisão entre 2 helicópteros mata 7 marines no Arizona

23/02/2012 13:43

Colisão entre 2 helicópteros mata 7 marines no Arizona
 

Agencia EFE

 

Washington, 23 fev (EFE).- Pelo menos sete marines dos Estados Unidos morreram no sul do Arizona pela colisão em pleno voo de dois helicópteros em um exercício de treino, informaram nesta quinta-feira fontes do Corpo de Fuzileiros Navais do país.

O acidente aconteceu na noite da quarta-feira durante manobras rotineiras nas proximidades de Yuma, no estado do Arizona, perto da fronteira com o México.

As aeronaves envolvidas no acidente são um AH-1W 'Cobra' e um AH-1E 'Huey', helicópteros usados em áreas de combate pelos Estados Unidos.

As autoridades disseram que não revelarão a identidade dos mortos até que suas famílias sejam notificadas.

Em Yuma, os marines têm uma base aérea com 4 mil soldados e é o local onde é realizado 80% do treinamento para missões de apoio aéreo às tropas de terra.

A base aérea, utilizada também para manobras da Otan, é o lar de 70 unidades de aviação, o que eleva o número de aeronaves a cerca de 600, com uma equipe rotativa em treinamento que chega a 14 mil pessoas ao longo do ano. EFE

 

Combates entre tribos matam mais de 100 na Líbia, dizem fontes locais

23/02/2012 07:28

Combates entre tribos matam mais de 100 na Líbia, dizem fontes locais

Confrontos ocorrem no sudeste do país.
Mais de 280 pessoas ficaram feridas nos dois lados.

 

Da AFP

 

Comente agora

Mais de 100 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em combates que ocorrem há dez dias entre tribos do sudeste da Líbia, informaram nesta terça-feira (21) fontes locais.

Desde o início dos combates, "113 pessoas morreram e 241 ficaram feridas", afirmou o chefe da tribo dos Tubus, Isa Abdelmajid, enquanto o dos Zuwaya informou sobre 20 mortos e 40 feridos entre seus membros.

Por enquanto, este balanço não foi confirmado mediante uma fonte independente.

Os confrontos entre as duas tribos eclodiram no dia 12 de fevereiro na cidade de Kufra, a sudeste da Líbia, na fronteira com Chade, Sudão e Egito.

Ex-combatentes rebeldes líbios marcham em direção a Trípoli, capital do país, em 14 de fereveiro (Foto: AP)

 

Ex-combatentes rebeldes líbios marcham em direção a Trípoli, capital do país, em 14 de fereveiro (Foto: AP)

Segundo Abdelmajid, antigo opositor do antigo regime de Muammar Kadhafi, seis crianças de sua tribo estão entre os mortos nos combates.

Abdelmajid denunciou um "plano de extermínio" contra sua tribo, e convocou a comunidade internacional a intervir para pôr fim aos combates.

Os confrontos reacendem temores internacionais de que o governo provisório líbio não consiga manter a unidade do país após a queda de Kadhafi, ocorrida no ano passado.

tópicos:

 

Dois jornalistas ocidentais morrem em bombardeio na Síria

23/02/2012 07:26

Dois jornalistas ocidentais morrem em bombardeio na Síria

Mortos em Homs são americana e francês, segundo ativistas.
Repressão a protestos já matou mais de 7.600 no país, diz entidade.

 

Do G1, com agências internacionais

 

4 comentários

Dois jornalistas ocidentais morreram nesta quarta-feira (22) na cidade de Homs, centro da rebelião contra o regime de Bashar al Assad, segundo militantes oposicionistas.

Os repórteres eram Marie Colvin, jornalista norte-americana que trabalhava para o jornal britânico "Sunday Times", e o fotógrafo francês Remi Ochlik. As identidades das vítimas foram confirmadas pelo ministro francês da Cultura, Frédéric Mitterrand.

As mortes ocorreram durante bombardeios das forças pró-Assad ao bairro de Baba Amr. Outros três ou quatro jornalistas ficaram feridos, segundo o militante Omar Chaker.

Uma testemunha disse à Reuters por telefone que bombas atingiram a casa onde eles estavam e um foguete os atingiu enquanto tentavam escapar.

Ambos eram repórteres veteranos de guerras no Oriente Médio e outros locais.

A jornalista americana Marie Colvin em Misrata, na Líbia, em 4 de junho de 2011 (Foto: Reuters)

 

A jornalista americana Marie Colvin em Misrata,
na Líbia, em 4 de junho de 2011 (Foto: Reuters)

O francês Gilles Jacquier foi, em 11 de janeiro, o primeiro jornalista ocidental morto na Síria desde o início da revolta popular contra o regimen de Assad há 10 meses.

Jacquier faleceu em Homs durante uma viagem autorizada pelo regime, que restringe drasticamente os deslocamentos dos jornalistas no país.

Nenhuma testemunha teve condições de afirmar se o obus que o matou foi disparado pelos rebeldes ou pelo Exército sírio.

Novo balanço
Mais de 7.600 pessoas, a maioria civis, morreram na repressão a protestos da oposição síria desde março de 2011, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

As vítimas são 5.542 civis, 1.692 soldados e policiais e 400 desertores das forças da ordem, segundo Rami Abdel Rahmane, chefe da organização.

'Zonas protegidas'
O Conselho Nacional Sírio (CNS), principal organismo da oposição, pediu nesta quarta-feira à comunidade internacional a criação de "zonas de proteção" na Síria e solicitou à Rússia que convença o governo sírio a autorizar a passagem de comboios humanitários.

Durante a conferência dos amigos do povo sírio prevista para sexta-feira na Tunísia, o CNS buscará obter "ajuda humanitária e uma zona de proteção dentro da Síria", destacou a oposição no exílio em uma entrevista coletiva em Paris.

"É possível garantir rotas protegidas com um compromisso russo para obrigar o regime a respeitar o acesso da ajuda humanitária em total segurança", completou.
 

 

Comunicações são cortadas em cidade rebelde sob ataque na Síria

23/02/2012 07:22

Comunicações são cortadas em cidade rebelde sob ataque na Síria

 

Da AFP

 

Comente agora

Os bairros rebeldes da cidade de Homs foram bombardeados violentamente nesta quinta-feira (23) pelas forças do regime da Síria, especialmente o de Baba Amr, onde as comunicações foram cortadas.

"Baba Amr, assim como parte do bairro de Inchaat, foram bombardeados a partir das 7h. Disparos de morteiro afetaram Khaldie", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

"Ouvimos explosões pavorosas", disse Hadi Abdallah, um militante local da "Comissão Geral da Revolução Síria".

"Hoje não conseguimos nos comunicar com militantes, nem por meio do Skype nem com o telefono por satélite", completou.

Bairro de Baba Amr, em Homs, sob ataque das forças do governo nesta terça-feira (21). A imagem foi fornecida por combatentes oposicionistas (Foto: AP)

Bairro de Baba Amr, em Homs, sob ataque das forças do governo nesta terça-feira (21). A imagem foi fornecida por combatentes oposicionistas (Foto: AP)

O vigésimo dia de bombardeios acontece após a morte de dois jornalistas estrangeiros na quarta-feira, a americana Marie Colvin, do "Sunday Times", e o francês Rémi Ochlik, fotógrafo da agência IP3 Press, no ataque contra uma casa que funcionava como centro de imprensa dos militantes.

"Acreditamos que o centro foi tomado como alvo porque 11 projéteis caíram sobre a casa ou nos arredores. As forças do regime captaram um sinal de transmissão", declarou Abdallah.

tópicos:

 

Número de mortos em acidente de trem em Buenos Aires sobe a 50

23/02/2012 07:18

Número de mortos em acidente de trem em Buenos Aires sobe a 50

Número de feridos chega a 676, de acordo com balanço do governo.
Trem perdeu freios quando chegava em estação movimentada na capital.

 

Do G1, com agências internacionais

 

2 comentários

 

 

O número de passageiros mortos na colisão de um trem contra a plataforma nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires, capital da Argentina, subiu para 50 na madrugada desta quinta-feira (23), de acordo com o governo local. Há ainda 676 feridos, sendo cerca de 200 em estado grave.

Daniel Russo, da Defesa Civil, e Alberto Crescenti, chefe dos serviços de emergência da cidade, disseram que o número de vítimas pode subir. O acidente ocorreu às 8h36 locais (9h36 de Brasília), quando o trem estava cheio.

Os trabalhos de resgate continuavam durante a madrugada desta quinta. Pelo menos 20 ambulâncias foram enviadas ao local para resgatar as vítimas.

Mais de 15 horas depois do acidente, dezenas de pessoas continuam tentando localizar familiares e amigos que viajavam no trem acidentado.

Policiais e autoridades informaram que, possivelmente, a composição perdeu os freios e saltou dos trilhos na hora em que entrava na plataforma da estação, uma das mais movimentadas da cidade.

Feridos são retirados de vagões do trem acidentado nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires (Foto: Reuters)

 

 

 

Feridos são retirados de vagões do trem acidentado nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires (Foto: Reuters)

Feridos são retirados do local do acidente nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

 

Feridos são retirados do local do acidente nesta quarta-feira (22) em Buenos Aires (Foto: Enrique Marcarian/Reuters)

mapa acidente argentina (Foto: Arte G1)

O acidente
O acidente aconteceu às 8h30 locais (9h30 de Brasília) desta quarta-feira (22), quando um trem procedente da cidade de Moreno, em Buenos Aires, não conseguiu frear e se chocou contra uma plataforma na estação de Once, uma das três mais importantes e movimentadas da capital argentina.

O comboio, composto por oito vagões, levava cerca de 1.500 passageiros, em sua maioria trabalhadores que estavam a caminho do trabalho.

"O trem entrou na estação Once a 26 quilômetros por hora... acreditamos que houve algum defeito nos freios", disse o secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi, segundo a Telám.

A TV local mostrou o resgate do maquinista, que havia ficado preso entre os ferros retorcidos da locomotiva.

Feridos eram retirados de maca da estação e levados aos hospitais.

"Há gente com fraturas e ensanguentada. Os enfermeiros não dão conta", disse à TV local um passageiro que se identificou como Ezequiel.

"O trem vinha lotado. O impacto foi tremento. Eu vinha no vagão onde se pode levar a bicicleta. As pessoas estavam desesperadas para sair", disse.

 

"Senti o estalo do choque. Foi um barulho muito forte. O trem não freou. Vi gente machucada no colo, braços, pernas", informou à TV Pedro Fuentes, um dos passageiros.

Myriam, outra passageira, contou à rádio Plata o que aconteceu: "estava com meus filhos de 6 e 4 anos. Em um piscar de olhos estávamos no chão. Nem sei como saímos".

Centenas de milhares de pessoas viajam de trem dos subúrbios para a capital da Argentina diariamente.

Mónica Slotauer, responsável pela limpeza da linha Sarmiento, afirmou que "os freios falharam por causa da falta de investimento" nesta linha férrea.

A linha ferroviária urbana Sarmiento opera com intensidade em uma distância de até 70 km e transporta diariamente a cerca de meio milhão de pessoas.

Os trens utilizados pela empresa são da década de 1960.

Os serviços ferroviários sucateados e lotados, operados por empresas privadas e fortemente subsidiados pelo Estado, são marcados por acidentes e atrasos.

O último acidente ferroviário ocorrido na Argentina aconteceu em 18 de dezembro passado, quando uma locomotiva se chocou contra um trem repleto de passageiros parado numa estação da periferia sul da capital, com  17 feridos.

Em 13 de setembro de 2011, nove pessoas morreram e 212 ficaram feridas no choque entre dois trens e um ônibus numa passagem de nível do bairro metropolitano de Flores, a oeste, em um dos episódios mais graves dos últimos anos.

A presidente Cristina Kirchner suspendeu uma entrevista que concederia sobre o estado do conflito com o Reino Unido pelas Ilhas Malvinas.
 

tópicos:

 

Menino dá um olé nos policiais em manifestação grega

19/02/2012 12:36

Menino dá um olé nos policiais em manifestação grega

19/2/2012 10:03,  Rep/FB - de Atenas

 
Grécia

 

Brasília – A polícia de Atenas dispersou neste domingo (12) a manifestação convocada para a Praça Syntagma, em frente ao Parlamento grego. Os agentes usaram bombas de gás lacrimogêneo e empurraram as pessoas para as ruas laterais, mas muita gente permanece nas imediações do prédio.

A manifestação reuniu 25 mil pessoas – 15 mil próximo à sede do Parlamento e 10 mil a um quilômetro de distância, nas imediações da Praça Omonia. A polícia local destacou 3 mil homens para a operação.

Não houve pânico durante a retirada dos manifestantes da praça. Durante a ação, milhares de pessoas se acotovelavam por estreitas ruas, mas em ordem, como se estivessem há muito habituadas a esse tipo de situação.

“Foi uma ação inesperada, pensei que nos deixariam fazer a manifestação e voltar para casa. A polícia foi muito agressiva. Nem nas manifestações dos indignados, entre maio e julho, isso aconteceu”, disse Haritina, uma manifestante.

“Os policiais recebem ordens para fazer isso, também estão em uma posição difícil”, comentou Petrus, médico que participou do protesto contra as medidas de austeridade que o Parlamento debate hoje para garantir um segundo resgate de 130 bilhões de euros.

Milhares continuam concentrados nas ruas e praças do centro de Atenas, mas já um pouco afastados do Parlamento. Muitas pessoas usam proteção para os olhos e para o rosto, incluindo máscaras cirúrgicas.

Uma enorme mistura de idades e de camadas sociais – pais idosos acompanhados pelos filhos e senhoras de braços dados – ajudam-se e confundem-se com jovens de rosto totalmente coberto, gritando palavras de ordem agressivas. “Vamos jantar e voltamos”, diz um casal que desce em direção à Praça Metropoli, onde fica a principal igreja ortodoxa de Atenas.

Muitas pessoas telefonam aos amigos de quem se perdeu, enquanto um homem de meia-idade se retira sem deixar de comentar em voz alta: “Parece a democracia do Papadopoulos”, em uma referência ao líder da junta militar que governou a Grécia entre 1967 e 1974.

O novo plano grego de resgate, cuja adoção é exigida pelos credores internacionais para impedir a bancarrota e manter Atenas no euro, levou à convocação, em caráter de urgência, de um debate parlamentar em que o governo de coligação socialista-conservador de Lucas Papademos detém maioria teórica de votos.

O novo plano de austeridade prevê, entre outras medidas, a demissão de 15 mil funcionários públicos até o fim do ano, em um total de 150 mil dispensas até 2015, redução de 22% no salário mínimo, que deverá situar-se perto dos 500 euros, e a liberalização das leis trabalhistas. A votação do projeto de lei está prevista para a meia-noite em Atenas (20h em Brasília).

 

Em meio à crise na Grécia, um menino consegue furar o bloqueio imposto aos manifestantes nas ruas de Atenas

 

Milionário é internado após gastar R$ 34 milhões em presentes em NY

16/02/2012 14:14

Milionário é internado após gastar R$ 34 milhões em presentes em NY

Edward Bazinet é um milionário americano cuja fortuna foi construída com a venda de miniaturas de casas para colecionadores. A fortuna de Bazinet ultrapassa os R$ 100 milhões e o homem tem fama de excêntrico. Mas nesta quarta-feira (15), a coisa ficou realmente séria: o ricaço foi internado em um hospital psiquiátrico após gastar cerca de R$ 34 milhões numa feira de presentes em Nova York.

Durante quatro dias consecutivos, o homem de 68 anos visitou Feira Internacional de Ofertas de Nova York e fez pedidos imensos nos estandes. Uma vendedora lembra de Bazinet pedir as coisas dizendo: "Me veja mil desses, mil daqueles outros".

Apenas num dos estandes, de artigos de higiene e utensílios para o lar, o milionário gastou R$ 2,75 milhões em capas de cabide e sabonetes. Ainda nesta semana, Bazinet já tinha encomendado R$ 67 milhões em produtos de luxo. A porta-voz do empresário não quis comentar o caso. (vi na @Época Negócios e no @OperaMundi)

EdBazinet

 

Bebê de um ano é encontrado mastigando cabeça de serpente

27/01/2012 22:18
 

Bebê de um ano é encontrado mastigando cabeça de serpente

Um bebê mastigou a cabeça de uma serpente em semi-hibernação, numa ação perigosa da qual o réptil não saiu ileso, informou nesta sexta-feira sua família, que mora em um povoado árabe do norte de Israel.

Ghadir Aleeyan, mãe do pequeno Imad, de 13 meses e seis dentes, ainda não pode acreditar: "estava preparando a mamadeira dele, e ao dar uma olhada para ele, vi que tinha uma serpente na boca. Comecei a gritar de terror", contou à AFP.

Alertados por seus gritos, outros membros da família e vários vizinhos foram ajudar, mas ninguém se atrevia a intervir, até que um vizinho decidiu tirar da boca da criança a serpente, que já estava meio morta.

"Quando a tiramos da boca, Imad começou a chorar", contou Yasmin Shahin, tia do bebê, que acrescentou que a cabeça da serpente tinha sido "seriamente mastigada".

O bebê foi levado para exame ao hospital Ramban de Haifa (norte), onde os médicos comprovaram que a serpente não o picou.

Segundo o médico Boaz Shacham, especialista da Universidade Hebraica de Jerusalém, se tratava de uma "hemorrhois nummifer" - conhecida como cobra corredora-, da família das colubridae, uma espécie não venenosa apesar de ter comportamento agressivo, pelo menos quando está acordada.

"Se não mordeu o bebê, provavelmente foi por causa do frio. No inverno, esses répteis não são muito ativos", explicou à AFP.

 

Lula quer formar grupo para integrar a América Latina, diz Mujica

18/01/2012 00:50

O presidente do Uruguai, José Mujica, afirmou nesta terça-feira (17) que o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado em criar um grupo, formado por intelectuais, que teria o objetivo de auxiliar na integração da América Latina. Mujica e sua mulher, a senadora Lucia Topolansky, estiveram reunidos com Lula nesta terça em um hotel em São Paulo.

"O Lula está empenhado em formar um grupo de intelectuais e pensadores dando corpo à integração da América Latina [...] Entendemos que este é um passo necessário para a América Latina", afirmou o presidente do Uruguai, após o encontro.

Segundo Mujica, a formação do grupo deve ser anunciada em um evento futuro. O próximo encontro entre Mujica e o ex-presidente, ainda sem data marcada, deve acontecer no Uruguai. "A preocupação de Lula é com a aproximação dos países da América Latina", reforçou o presidente.

Ainda de acordo com o presidente uruguaio, a criação do grupo poderia auxiliar no desenvolvimento do Mercosul.

"O Mercosul está melhor que antes, mas pode ainda melhorar. Está melhor porque os países cresceram, mas enfrentamos dificuldades institucionais", disse Mujica.

O presidente do Uruguai está em férias no Brasil e decidiu prestar solidariedade a Lula, que está em tratamento desde o ano passado. Após o almoço, Mujica e a mulher devem conhecer o Museu de Arte de São Paulo (Masp). O retorno para Montevidéu está previsto para a noite desta terça.

Lula em reunião com o presidente do Uruguai, José Mujica (de branco), em São Paulo (Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação / Instituto Lula)

Nesta terça, a assessoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que Lula está sentindo irritação na garganta após suas primeiras sessões de radioterapia pelo tratamento de um câncer na laringe. O incômodo começou nesta semana e é constante e maior quando ele come.

O ex-presidente passou na manhã desta terça-feira (17) pelo Hospital Sírio-Libanês para sua 10ª sessão de radioterapia, por conta da doença. Ao todo, Lula vai passar por 33 sessões do tratamento ao longo dos próximos dias. Segundo a assessoria, a voz de Lula não foi afetada pelo tratamento.

A irritação está dentro do previsto no tratamento, mas deixou Lula indisposto, disse sua assessoria. Além da radioterapia, ele está sendo submetido a sessão de quimioterapia complementar uma vez por semana.

Itens: 1 - 60 de 60