Abril decisivo: Flamengo enfrenta o Bangu e inicia sequência de risco

01/04/2012 16:29

Abril decisivo: Flamengo enfrenta o Bangu e inicia sequência de risco

No Carioca, time está perto de conseguir a classificação para a semifinal
da Taça Rio. Na Libertadores, pode ficar fora das oitavas de final

Por Richard Souza Macaé, RJ

 
Primeiro de Abril, Dia da mentira. Mas para o Flamengo o novo mês anuncia a chegada da hora da verdade no primeiro semestre. No Carioca e na Libertadores, o Rubro-Negro está próximo de definir que rumo vai seguir. No Estadual, a situação é confortável. O time está na zona de classificação para as semifinais no Grupo A da Taça Rio. Com 12 pontos, só está atrás do Botafogo, que tem 13. Neste sábado, acabou beneficiado pela derrota do Macaé para o Vasco.

Agora, pode abrir três pontos de vantagem, assumir a ponta e deixar a vaga encaminhada. Para isso, precisa derrotar o Bangu, neste domingo, às 16h (de Brasília), em Macaé, pela sexta rodada, e torcer para que o Botafogo não vença o Fluminense. A partir daí, faltarão os jogos contra Vasco, dia 7, e Americano, dia 15.    
Na disputa sul-americana, o cenário não é bom. O Flamengo é o terceiro no Grupo 2, fora da zona de classificação para as oitavas. Depois que enfrentar o Bangu, o time terá pela frente o Emelec, na quarta-feira, no Equador. Entre os jogos contra Vasco e Americano, vai receber o Lanús, da Argentina, no Engenhão, dia 12. O técnico Joel Santana resume a importância de passar bem pela sequência de jogos.

- Precisamos vencer ou vamos ter um primeiro semestre horroroso.
Joel Santana no treino do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
Joel Santana está em alerta com o momento do Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Ag. O Globo)
O Bangu vive de extremos. O time é o vice-líder do Grupo B da Taça Rio, com nove pontos, e luta por uma das duas vagas na semifinal. Por outro lado, precisa fugir da zona de rebaixamento. Na classificação geral está em 15º, o penúltimo lugar.

Grazianni Maciel Rocha é o árbitro da partida, auxiliado por Rodrigo Pereira e Rodrigo Figueiredo. O GLOBOESPORTE.COM detalha todos os lances em Tempo Real. A Rede Globo transmite para os estados do RJ, DF, PB, SE, MA, AL, RN, PI, Região Norte e a cidade de Joinville (SC)

header as escalações 2
Flamengo: Joel Santana disse que não pretende poupar ninguém. Sem Luiz Antonio e David Braz, Kleberson e Welinton devem jogar. O goleiro Felipe é dúvida. Ele não treinou na manhã deste sábado por conta de dores nas costas. Ronaldinho participou do rachão, mas em alguns momentos demonstrou incômodo na costela e colocou a mão no local. Ele, no entanto, vai para o jogo. A provável formação: Felipe, Léo Moura, Marcos González, Welinton e Junior Cesar; Muralha, Willians, Kleberson e Bottinelli; Ronaldinho e Vagner Love.

Bangu: o zagueiro Santiago sentiu dores na perna direita durante a semana, foi poupado de todos os treinos, mas voltou a trabalhar com o grupo nesta sexta-feira. Ele, entretanto, vai começar no banco. O meia Tiano, que fez cirurgia para retirar um cálculo renal, também só treinou na sexta e deve ficar entre os reservas. Provável time: Willians Alves, China, Raphael Azevedo, Fernando Lopes e Renan Oliveira; Oliveira, André Barreto, Thiago Galhardo e Almir; Luciano e Fabinho.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Flamengo: dois titulares estão fora. O volante Luiz Antonio, suspenso, e o zagueiro David Braz, machucado.
Bangu: não há jogadores pendurados ou suspensos. Dois estão entregues ao departamento médico: o zagueiro Carlos Renan, com uma lesão na parte posterior da coxa esquerda (parado desde a Taça Guanabara), e o volante Mayaro, com um estiramento no muscular.
header fique de olho 2
Flamengo: com oito gols em dez jogos, Vagner Love aparece como a principal figura do time nesta temporada. Além de bola na rede, o atacante tem sido elogiado pelos torcedores pela disposição em campo.
Bangu: autor de três gols em três jogos, o meia Almir, ex-Botafogo, é um dos principais nomes do time alvirrubro na Taça Rio. Aos 29 anos, o jogador tem se destacado com boas atuações, além de ser uma espécie de líder do grupo.

header o que eles disseram

Joel Santana, técnico do Flamengo: "Precisamos vencer ou vamos ter um primeiro semestre horroroso. E ninguém quer isso. O nosso próprio hino ressalta isso: "vencer, vencer, vencer". A semana é importante, a mais desde que cheguei aqui. Sabemos disso, mas não estou nervoso. Não posso me mostrar tenso e acovardado. Quanto maior a dificuldade, mais a gente cresce. O grande vencedor não se entrega nunca."
Almir, meia do Bangu: "Todo atleta que enfrenta o Flamengo encara como um jogo especial, não tem como não ser. Quando pegamos um time grande, vemos como um clássico. A gente precisa vencer."

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* A última vitória do Bangu sobre o Flamengo foi há dez anos (ou cinco jogos), quando venceu por 2 a 1 em Moça Bonita pelo Campeonato Carioca de 2002. Na oportunidade, o Rubro-Negro saiu na frente com um gol de Leandro Machado, mas o Bangu virou, com gols de Zada e Jefferson. Nas últimas cinco partidas entre as duas equipes, o Flamengo obteve quatro vitórias e um empate (1 a 1 em 2004).

* A história do confronto entre Flamengo e Bangu registra várias goleadas, a maioria delas a favor do Rubro-Negro. Destaques para o 8 a 0 pelo Campeonato Carioca de 1973, 5 a 0 em 75 e 6 a 1 em 2000. O Bangu também conseguiu vitórias expressivas: a maior delas foi o 6 a 2 no Maracanã pelo Campeonato Carioca de 1983.

* Pelo Campeonato Carioca, a primeira partida entre Flamengo e Bangu aconteceu há 100 anos, no dia 30 de junho de 1912, com vitória rubro-negra por 7 a 4 no campo da Rua Ferrer em Bangu.
header último confronto v2
 
O último confronto entre Flamengo e Bangu aconteceu em 2011, no Estádio Moacyrzão, em Macaé. Na ocasião, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1. Os gols foram de Ronaldinho Gaúcho, aos 24 do primeiro tempo, Pipico, para o Bangu, três minutos depois, e Diego Maurício, aos 45 da segunda etapa. Na ocasião, o técnico banguense era Gabriel Vieira. Já o Fla era treinador por Vanderlei Luxemburgo.