Chanceleres do G20 reunidos no México discutem Rio+20 e combate ao crime organizado

20/02/2012 10:14

Chanceleres do G20 reunidos no México discutem Rio+20 e combate ao crime organizado

19/2/2012 11:52,  Por Redação, com ABr - de Cidade do México

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, marcada para junho no Rio de Janeiro, é um dos principais temas da reunião de chanceleres do G20 (os países mais ricos do mundo), em Los Cabos, na fronteira do México com os Estados Unidos. O Brasil é representado pelo embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, o subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo do governo brasileiro e da Organização das Nações Unidas (ONU) é transformar a Rio+20 na maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde, definindo um novo padrão para o setor. Pelo menos 100 presidentes da República e primeiros-ministros são esperados neste evento no Rio de Janeiro, além de 50 mil credenciados.

G20

A chanceler Patrícia Espinosa, do México, coordena o encontro do G20

A reunião de chanceleres começou na véspera e vai até esta segunda-feira, sob o comando do presidente do México, Felipe Calderón, mas com a ausência de representantes da China e da Rússia. A ministra das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, disse que o objetivo da reunião é reforçar as parcerias e a cooperação em várias áreas, inclusive de segurança e combate ao crime organizado.

De acordo com Patricia Espinosa, o comando do G20 pelo México tem o objetivo também de buscar um “maior consenso” entre os países emergentes e desenvolvidos para promover a estabilização e crescimento da economia global.

As discussões ocorrem no momento em que vários países, alguns europeus, assim como os Estados Unidos e o Japão, vivem sob fortes impactos da crise econômica internacional. Em junho, nos dias 18 e 19, a presidenta Dilma Rousseff deve ir ao México participar das reuniões dos chefes de Estado e de Governo do G20.


Matérias Relacionadas:

  1. MÉXICO SEDIA ENCONTRO DE CHANCELERES E DIPLOMATAS DOS PAÍSES DO G20
  2. MINISTROS DA AMÉRICA CENTRAL REÚNEM-SE PARA DEBATER COMBATE AO CRIME
  3. EX-CHANCELER PEDE QUE MÉXICO DEIXE DE CULPAR EUA POR NARCOTRÁFICO
  4. MÉXICO ENVIA MÉDICOS FORENSES PARA IDENTIFICAR CORPOS EM HONDURAS
  5. MAIS DE 600 PESSOAS DESAPARECERAM NO MÉXICO EM QUATRO MESES