Distúrbios na Argentina após descoberta de corpo em trem acidentado

24/02/2012 23:20

Distúrbios na Argentina após descoberta de corpo em trem acidentado

 

France Presse

 

Buenos Aires, Argentina, 24 Fev 2012 (AFP) -Um grupo de pessoas protagonizou distúrbios no terminal ferroviário de Once em Buenos Aires, sendo reprimido pela polícia com bombas de gás lacrimogêneo, após a descoberta de um corpo no trem acidentado na quarta-feira, que elevou para 51 o número de mortos.

Um grupo de pessoas incendiou latões de lixo e destruiu roletas a pauladas no hall central do terminal ferroviário, e policiais reprimiram a ação com bombas de gás lacrimogêneo e fecharam as portas da entrada da estação, que posteriormente foi esvaziada, comprovou a AFP.

Os distúrbios - cuja origem não está clara - começaram pouco depois de ter sido retirado o corpo da 51ª vítima, encontrado nesta sexta-feira, mais de dois dias depois do acidente de trem, entre o terceiro e o quarto vagão, segundo uma fonte policial.

A imprensa local disse que se trata do corpo de Lucas Menghini Rey, um jovem músico de 20 anos que trabalhava em um "call center", mas a identidade do morto não foi confirmada oficialmente.

O jovem era buscado por sua família, porque havia entrado no trem acidentado e não estava na lista oficial de 50 mortos e 703 feridos. A aparição nesta sexta-feira de outras duas pessoas que eram procuradas após o acidente deixou a mãe esperançosa.

Os amigos e familiares de Lucas Menghini permaneceram desde a quinta-feira na estação, levantando cartazes com a foto do jovem que dizia "Procuramos Lucas", mas tinham saído do hall central para esperar perto da delegacia da mesma estação, após a notícia da descoberta do corpo.

No hall central, ficaram passageiros de outros trens e pessoas não vinculadas à família, em um clima de tensão crescente.

O acidente ocorreu quando o trem, que transportava cerca de 2.000 passageiros, entrou na estação de Once sem frear e se chocou contra o muro de proteção, segundo as imagens dos vídeos de segurança da estação.

ls/pz/lb