Piada com Serra em twitter oficial gera demissão na Presidência

19/01/2012 19:37
 

Do G1, em Brasília

 
38 comentários

O perfil do setor de imprensa da Presidência da República no microblog Twitter (@imprensaPR) publicou nesta quinta (19) uma piada que resultou em um pedido público de desculpas e na exoneração do funcionário responsável pela mensagem.

Em mensagem no Twitter, perfil da Secretaria de Impresa da Presidência publicou que José Serra iria para o Canadá (Foto: Reprodução)Mensagem citava falsa notícia de que, após desistir da disputa em São Paulo, José Serra iria para o Canadá (Foto: Reprodução)

"Com a volta da Luiza, quem tá indo para o Canadá é o Serra...", dizia a mensagem, que foi retirada do ar.

A frase foi formulada com base em um texto publicado originalmente na seção de humor do site da revista "Piauí". Trata-se de uma falsa notícia, dizendo que o candidato derrotado à Presidência José Serra (PSDB) iria para o Canadá depois de desistir de disputar a Prefeitura de São Paulo.

O texto da "Piauí" e o post do twitter da Presidência fazem referência à frase "Menos Luíza, que está no Canadá", dita pelo colunista social Gerardo Rabello, durante a propaganda de um lançamento imobiliário em João Pessoa, que virou hit na internet. A estudante Luíza Rabello, filha do colunista, estava no Canadá havia seis meses para intercâmbio e voltou nesta semana ao Brasil.

Desculpas
Posteriormente, uma outra mensagem no twitter oficial do setor de imprensa da Presidência informou o seguinte:

"Pedimos desculpas a todos pela publicação não autorizada, hoje, neste perfil, do retuíte indevido de um site humorístico."

Em nova mensagem, Secretaria de Impresa se desculpou pela mensagem da piada, que foi excluída (Foto: Reprodução)Em nova mensagem, Secretaria de Impresa se desculpou pela mensagem da piada, que foi excluída (Foto: Reprodução)

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social, o funcionário confundiu o twitter pessoal com o da Presidência ao publicar a mensagem e decidiu pedir demissão. No início da noite, poucas horas após o episódio, o perfil de imprensa da Presidência no Twitter era o quarto mais acessado no país.

Outros casos
Não foi a primeira vez que perfis institucionais da República publicaram piadas e geraram mal estar entre as autoridades.

Em fevereiro do ano passado, a conta oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) publicou uma piada sobre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A mensagem dizia o seguinte: "Ouvi por aí: 'agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?". O STF se desculpou com Sarney, que pediu que a estagiária responsável não fosse punida.

Em março, após a morte do ex-vice-presidente José Alencar, o perfil da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo tuitou a frase "PQ foi o José Alencar e não o #Sarney?". Novamente, o funcionário pensou estar usando o perfil pessoal. A secretaria pediu desculpas e se lamentou pelo engano.