Príncipe Harry, do Reino Unido, visita favela pacificada no Rio

11/03/2012 12:53

Príncipe Harry, do Reino Unido, visita favela pacificada no Rio

O príncipe Harry, do Reino Unido, filho caçula de Charles e Diana, vai passar esta noite em São Paulo. Hoje, ele encerrou o segundo dia de viagem ao Rio de Janeiro. A repórter Mônica Sanches acompanhou.

 
 
 

 

O príncipe começou o sábado correndo no Aterro do Flamengo. Harry também jogou rúgbi, um esporte tipicamente britânico, com crianças de uma comunidade da zona sul. Com a nova camisa da seleção brasileira de futebol, mostrou que, no vôlei de praia, tem muito a aprender com nossos campeões.

À tarde, Harry chegou de teleférico ao Complexo do Alemão, ocupado desde o fim de 2010 pela força de pacificação do Exército.

O príncipe foi recebido com festa na comunidade. Os moradores se sentiram honrados com a visita. Foi mais uma prova de que este lugar passa por grandes mudanças. Harry andou pela comunidade e conheceu projetos sociais.

Ha hora da visita, foram disparados tiros, na favela vizinha, da Vila Cruzeiro. Para o Exército, foi uma tentativa de tumultuar a passagem do príncipe. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que foi uma ação orquestrada. Veja que é o momento importante, está toda imprensa aqui, coincidentemente no momento em que estamos aqui, tem alguém enfrentando a tropa do outro lado”, fala General Brigadeiro Tomás Paiva, comandante Força de Pacificação.

Mas o príncipe não percebeu a movimentação - que aconteceu do outro lado dos morros.
Curioso, Harry - que é oficial do Exército britânico fez perguntas sobre a pacificação.

“Ele perguntou alguma coisa de detalhes da operação militar. Como é que a gente estava procedendo, se estava seguro pra andar, se havia liberdade de ir e vir nas nossas ruas”, contou o General Brigadeiro Tomás Paiva.

Após a apresentação de um coral, foi cercado por crianças e ganhou um abraço.

Um dia que vai marcar a vida da pequena Maiara. “Vou lembrar pra sempre”. E a visita ao Rio, terminou com um show do sambista Diogo Nogueira.