Brasileiro relata tornado com a família nos EUA: 'vinha em nossa direção'

03/04/2012 22:32

Brasileiro relata tornado com a família nos EUA: 'vinha em nossa direção'

Um ano antes, família já havia encarado temporal com granizo em carro.
Ao menos dois tornados atingiram região de Dallas e causaram destruição.

Fábio Tito Do G1, em São Paulo

 

Vivendo há pouco mais de dois anos com a mulher e os dois filhos na cidade de Irving, perto de Dallas (Texas), o brasileiro Benny Tuler acompanhou pela TV ao longo desta terça-feira (3) as notícias dizendo que um tornado vinha em sua direção.

"Já de manhã, a coisa começou a ficar séria. A TV começou a colocar os alertas da barra inferior, e por volta de meio-dia já haviam constatado um tornado. Ele passou destruindo casas em Arlington e vinha em nossa direção", afirma Tuler, engenheiro de telecomunicações que trabalha em um escritório de uma grande empresa de telefonia.

Vista do temporal da janela de Benny Tuler, no escritório onde ele trabalha em Irving, no Texas (Foto: Benny TullerArquivo pessoal)
Vista do temporal da janela de Benny Tuler, no escritório onde ele trabalha em Irving, no Texas (Foto: Benny TullerArquivo pessoal)

Pelo menos dois fortes tornados atingiram nesta terça a cidade americana de Dallas, no Texas, e seus arredores, causando grandes danos materiais, segundo a Agência Meteorológica dos EUA e a imprensa local. "É o tornado mais sério que já vimos em muitos anos", disse Larry Mowry, meteorologista da TV CBS 11.

As informações iniciais não registraram nenhuma vítima.

A família de brasileiros, que vive no Texas há pouco mais de dois anos: Benny Tuler e a mulher, Sônia (centro), e os filhos Gabriel (esq.) e Anna Luísa (dir.) (Foto: Benny TullerArquivo pessoal)
A família de brasileiros, que vive no Texas há pouco
mais de dois anos: Benny Tuler e a mulher,
Sônia (centro), e os filhos Gabriel (esq.) e Anna Luísa
(dir.) (Foto: Benny TullerArquivo pessoal)

Tuler estava no trabalho e, preocupado com a família, pediu que a mulher buscasse os filhos na escola e fosse com eles para o prédio da empresa onde ele trabalha, que tem um abrigo em seu subterrâneo. Depois de ficarem abrigados por três horas, eles puderam sair quando o alerta foi retirado.

"Eu fiquei no trabalho, mas minha esposa ligou da rua me contando. Teve muita destruição. A gente nunca tinha passado por isso aqui", afirma.

Em 2011, no entanto, o brasileiro lembra que enfrentou uma situação tensa em meio a um temporal na mesma época do ano, que é marcada pela temporada de tornados nos EUA.

 

"Estávamos no carro indo até um abrigo quando entramos em uma chuva de granizo. O barulho das pedras caindo no carro era muito forte, minha esposa entrou em pânico. A lataria do carro ficou todo amassada. Acho que, depois disso, meus filhos até passaram a ter menos medo desse tipo de situação", lembra. Segundo ele, tanto Gabriel, de 11 anos, quanto Anna Luísa, de 13, reagiram sem muito medo ao tornado desta terça.

 

Imagens das TVs locais, difundidas pela rede CNN nesa terça, mostraram carros, caminhões e trens virados nos campos.

Um estacionamento de caminhões em Dallas foi atingido, e duas carrocerias tombaram com a força do vento, disse o motorista de caminhão Michael Glennon, que gravou a destruição em sua câmera de vídeo.

"A segunda carroceria ficou em pedaços e voou entre 50 e 100 pés (15 a 30 metros) no ar", disse.

Casas e árvores foram destruídas, segundo a imprensa local.

Todos os voos do aeroporto internacional de Dallas-Fort Worth ficaram no chão por questão de segurança, segundo um porta-voz da American Airlines.