Com Neymar e companhia, Santos busca o tri; Guarani tenta milagre

13/05/2012 12:01

Com Neymar e companhia, Santos busca o tri; Guarani tenta milagre

Peixe tem boa vantagem e pode repetir feito de 1969, quando conquistou o tri estadual pela última vez. Bugre vai atrás de virada histórica

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

 
 
 
Neymar Fabinho santos x Guarani (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)
Neymar e Fabinho: destaques de Santos e Guarani
(Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)

O Santos tem uma das mãos na taça do Campeonato Paulista, mas o Guarani ainda sonha com uma virada histórica para desbancar o time de Neymar e conquistar o título estadual pela primeira vez. É nesse cenário que Peixe e Bugre se enfrentam neste domingo, no Morumbi, às 16 horas (de Brasília), na final do Paulistão 2012.

A superioridade santista é enorme. Na partida de ida, também no Morumbi, domingo passado, vitória por 3 a 0, com dois gols de Neymar e um de Paulo Henrique Ganso. Assim, mesmo que perca por dois gols de diferença, o Alvinegro fica com o título. Se quiser estragar a festa peixeira, o Guarani precisa ganhar por quatro gols. Se a vantagem for de três, a decisão vai para os pênaltis.

 

Caso confirme o favoritismo e arrebate o 20º título estadual de sua história, o Santos também repetirá o feito de 1969, última vez em que venceu o Paulistão por três vezes consecutivas. E se na ocasião a equipe, liderada por Pelé, tinha ainda nomes como Carlos Alberto Torres, Toninho Guerreiro e Edu, dessa vez a marca pode ser alcançada pela turma de Neymar, Ganso, Elano e companhia, que no ano passado já repetira outro dos feitos do Peixe dos anos 60: a conquista da Libertadores.

Já o Bugre, caso realize o milagre, conquistará o estadual pela primeira vez. O título mais importante da história da equipe campineira é o Brasileirão de 1978.

O árbitro da decisão será Paulo César de Oliveira, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Vicente Romano Neto. A TV Globo transmite a partida ao vivo para os estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2

Santos: além de não ter Adriano, suspenso, o técnico Muricy Ramalho teve uma má notícia no último sábado. O lateral-direito Maranhão sentiu dores musculares e nem foi relacionado para o confronto. Assim, Henrique será mais uma vez improvisado no lado direito da defesa. Pelo meio, Ibson é o favorito para ocupar a vaga de Henrique, mas Anderson Carvalho corre por fora. O time provável: Rafael; Henrique, Edu Dracena, Durval e Juan; Arouca, Ibson, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Alan Kardec.

Guarani: absolutamente nenhuma surpresa após uma semana de notícias ruins. É assim que o Bugre se prepara para tirar o favoritismo do Santos e tentar um milagre, como disse o próprio técnico Vadão. Sem contar com Neto, que distendeu músculo da coxa direita no primeiro jogo da final, o treinador aposta na entrada de André Leone, assim como na semana passada. O restante do time não tem mudanças e deve ir a campo com: Emerson; Bruno Peres, Domingos, André Leone e Bruno Recife; Éwerton Páscoa, Fábio Bahia, Medina e Danilo Sacramento; Fabinho e Bruno Mendes.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Santos: Maranhão, Fucile, Crystian, lesionados, e Adriano, suspenso.

Guarani: Neto, Oziel, Wellington Monteiro e Fumagalli, todos lesionados.


header fique de olho 2

Santos: Neymar. Com 25 gols em 23 jogos na temporada - 18 deles só no Paulistão, do qual é artilheiro isolado - o atacante sobe cada vez mais posições entre os maiores goleadores da história do Peixe. Com os dois marcados diante do Bolívar-BOL, na última quinta-feira, pela Taça Libertadores, chegou a 106, se tornando, isoladamente, o maior artilheiro santista após a era Pelé e o 17º dos 100 anos de história do Alvinegro Praiano, empatado com Álvaro.

Guarani: se o time precisa de gols, é função do centroavante. É por isso que a importância de Bruno Mendes aumenta ainda mais neste domingo. Sem balançar as redes desde a penúltima rodada do Paulistão, o camisa 9 do Bugre quer acabar com o jejum de quatro jogos sem marcar. Se depender do desempenho nos treinos, ele pode ficar animado: no penúltimo treinamento, o jovem de 17 anos fez quatro gols.

 

header o que eles disseram

Alan Kardec, atacante do Santos: "Temos de reconhecer que obtivemos um placar de respeito, mas acima de tudo precisamos respeitar o Guarani. O futebol prega peças e alguns resultados considerados impossíveis podem acontecer. Devemos pensar que é uma partida única. Não adianta recuarmos e chamarmos o Guarani para o nosso campo."

Oswaldo Alvarez, técnico do Guarani: "A partir daquele momento (fim do jogo), a chance do Santos passou a ser de 99%, com 3 a 0 no placar e a equipe que eles têm. Ninguém nos dava como favorito antes, imagine após o jogo. Nossos jogadores sabem que a chance é mínima. Têm de fazer muito, mas muito além do que fizemos no primeiro jogo."

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia

* Há 18 anos, o Guarani não derrota o Santos por três gols de diferença. A última vez que isso aconteceu foi no Campeonato Brasileiro de 1994, quando o Bugre venceu por 4 a 0, em Campinas. Luizão e Amoroso marcaram dois gols cada.

* A última vez que o Santos foi derrotado por uma diferença superior a dois gols foi na decisão do Mundial Interclubes do ano passado,: 4 a 0 para o Barcelona, em Yokohama, no Japão.

* Neste Campeonato Paulista, apenas em três oportunidades o Guarani marcou mais de dois gols na mesma partida: nas vitórias por 3 a 1 e 3 a 2 diante do Palmeiras e no triunfo por 3 a 1 sobre a Ponte Preta, nas semifinais. Em nenhuma das oportunidades, porém, conseguiu a vantagem que precisa para levar a decisão ao menos para os pênaltis.


header último confronto v2

Domingo passado, no Morumbi, primeiro jogo da final, um passeio do Santos e de Neymar, em particular. O craque fez dois dos três gols da vitória pro 3 a 0 e subiu ao topo da lista de maiores artilheiros do Peixe após a era Pelé. Assista aos melhores lances no vídeo ao lado.

Links Patrocinados