Incêndio em prisão de Honduras deixa centenas de mortos

16/02/2012 14:00

Incêndio em prisão de Honduras deixa centenas de mortos

15/2/2012 13:03,  Por Redação, com BBC - Brasil


 

Bombeiros precisaram de mais de uma hora para controlar chamas

Um incêndio em uma prisão de Honduras deixou centenas de mortos, segundo as autoridades do país. Algumas agências de notícias afirmam que o número de mortos já chega a 357, outras fontes afirmam que pelo menos 272 pessoas morreram no incêndio.

Segundo as autoridades, o número ainda pode aumentar e muitas outras pessoas ficaram feridas. O incêndio começou na noite de terça-feira na prisão de Comayagua, cerca de 80 quilômetros ao norte da capital, Tegucigalpa. Mais de 800 detidos estavam na prisão e alguns dos sobreviventes escaparam quebrando o telhado e saltando do alto do prédio, segundo familiares dos presos que foram para o local tentar conseguir notícias.

As autoridades temem que muitos dos prisioneiros tenham fugido em meio à confusão. No entanto, dezenas de outros prisioneiros morreram pois não conseguiram escapar de suas celas.

Josué Garcia, porta-voz dos bombeiros de Comayagua, descreveu cenas “infernais” dentro da prisão e disse que muitos prisioneiros ou morreram carbonizados ou foram sufocados pela fumaça. Segundo Garcia, alguns presos se rebelaram para tentar escapar do fogo. ”Não conseguíamos chegar até eles, pois não tínhamos as chaves e não conseguimos encontrar os guardas que tinham as chaves”, disse.”A situação é grave. A maioria morreu sufocada”, disse o diretor do sistema prisional do país, Daniel Orellana, à agência de notícias AFP.

Problema elétrico?
Hector Ivan Mejia, da Secretaria de Segurança de Honduras, disse a jornalistas que um curto-circuito no sistema elétrico na prisão pode ter causado o incêndio. Mas a imprensa hondurenha divulgou informações sobre uma rebelião na prisão de Comayagua pouco antes do início do incêndio.

No entanto, Daniel Orellana negou esta possibilidade. ”Temos duas hipóteses. Uma é de que um prisioneiro incendiou um colchão e outra é que houve um curto-circuito no sistema elétrico”, disse o diretor do sistema prisional à agência de notícias Reuters.

A polícia do país está investigando as possíveis causas do fogo. Hospitais locais estão tratando dezenas de pessoas com queimaduras e alguns dos feridos foram levados para Tegucigalpa, junto com 30 pessoas com queimaduras graves.

Familiares dos prisioneiros se reuniram do lado de fora da prisão, tentando conseguir informações. ”Estou procurando pelo meu irmão. Não sabemos o que aconteceu com ele e não nos deixam entrar”, disse Arlen Gomez à uma rádio hondurenha. As prisões em Honduras apresentam uma das maiores taxas de homicídios do mundo e geralmente sofrem com problemas como superlotação.


Matérias Relacionadas:

  1. Incêndio em prisão de Honduras deixa centenas de mortos
  2. Incêndio em prisão de Honduras pode ter matado mais de 300, diz governo
  3. Incêndio em prisão de Honduras mata ao menos 272 pessoas-governo
  4. Número de mortos durante incêndio em prisão de Honduras passa de 270
  5. Mais de 350 mortos em incêndio em Honduras, diz procuradoria