Ministra diz que Xuxa teve atitude de coragem ao revelar abuso na infância

22/05/2012 00:37

Ministra diz que Xuxa teve atitude de coragem ao revelar abuso na infância

Para Maria do Rosário, revelação representa apoio às pessoas violentadas.
Apresentadora ajuda a divulgar serviço de denúncias Disque 100.

 

Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

 
7 comentários
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, durante divulgação de balanço sobre prostituição infantil (Foto: Rafael Santos)
A ministra Maria do Rosário, durante divulgação, na 
última sexta (18), de balanço sobre prostituição
infantil no país (Foto: Rafael Santos)

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, elogiou nesta segunda-feira (21) o depoimento dado pela apresentadora Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, em entrevista ao "Fantástico", em que revelou ter sido vítima de abuso sexual até os 13 anos de idade.

Em nota enviada ao G1 pela assessoria de imprensa da pasta, Rosário disse que a revelação foi uma "atitude de coragem" da apresentadora e que "representa importante apoio às pessoas que sofreram violência na infância".

Na entrevista, veiculada neste domingo (20), Xuxa contou que, na época, não teve coragem de revelar os fatos à mãe. "Eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada."

A ministra ainda afirmou que o caso chama a atenção para a importância da Lei Joanna Maranhão, sancionada na semana passada, que estende a prescrição de crimes sexuais contra crianças. Com a lei, a contagem de tempo para a prescrição (perda do direito de ação) só vai começar na data em que a vítima fizer 18 anos, caso o Ministério Público não tenha antes aberto ação penal contra o agressor. Até então, a prescrição era calculada a partir da prática do crime.

Na nota, a ministra também destacou que Xuxa é uma das principais parceiras na divulgação do serviço de utilidade pública Disque Direitos Humanos - Disque 100, em que vítimas ou testemunhas podem denunciar de forma anônima e gratuita.

Mais cedo, em entrevista ao jornal "Zero Hora", Rosário afirmou que a revelação faz um "alerta" sobre a realidade de que muitas pessoas que sofreram abusos não têm coragem de falar. Acrescentou que a entrevista também "chama a atenção" para o fato de que crimes do tipo ocorrem frequentemente dentro da própria família. Por último, ressaltou a importância de que a criança tenha certeza de que os adultos acreditem nela.

Combate
Mais cedo, nesta segunda, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também comentou a revelação da apresentadora. Ele afirmou que "infelizmente" o país tem "um quadro ainda a ser revertido". Ele disse que tem trabalhado em "diálogo" com a SDH e com os estados para combater esse tipo de crime.

O senador Magno Malta (PR-ES), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado que investigou casos de pedofilia em todo país, afirmou também nesta segunda que Xuxa virou um "símbolo" de combate ao assédio de menores após a revelação, "principalmente pelo fato de ela ser uma personagem nacional, com grande influência entre jovens e crianças".

"A Xuxa, aos 49 anos, teve coragem de vomitar esse monstro enquanto milhares de homens e mulheres não tiveram essa coragem. Após essa entrevista, ela já é um símbolo", afirmou o senador.

O texto altera a prescrição do crime de pedofilia e também o estupro e o atentado violento ao pudor praticados contra crianças e adolescentes. Agora, a contagem de tempo para a prescrição só vai começar na data em que a vítima fizer 18 anos, caso o Ministério Público não tenha antes aberto ação penal contra o agressor. Até então, a prescrição era calculada a partir da prática do crime.