Polícia Ambiental recolhe porco-espinho salvo por morador na Bahia

29/02/2012 00:46

Polícia Ambiental recolhe porco-espinho salvo por morador na Bahia

Animal foi levado da casa onde estava na tarde desta terça-feira (28).
Homem pagou R$ 20 para salvar a vida do porco-espinho na segunda-feira.

 

Do G1 BA

 
 

Porco-espinho  (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Porco-espinho sobrevive após cair na pista
(Foto: Reprodução/TV Bahia)

O porco-espinho que foi salvo por um morador da localidade de Jardim Campo Verde, na divisa de Salvador com Simões Filho, na região metropolitana, foi recolhido por uma equipe da Polícia Ambiental na tarde desta terça-feira (28).

De acordo com o cobrador de ônibus Aílton Sampaio, que encontrou o animal com adolescentes na segunda-feira (27), o porco-espinho foi levado da casa dele por volta das 18h. Em entrevista ao G1, Aílton disse que resolveu comprar o animal para evitar que ele fosse morto para virar comida. "Os meninos [que estavam com o animal] estavam passando aqui na porta de casa e eu vi que eles estavam com o porco-espinho. Perguntei o que eles iam fazer e eles disseram que iam levar para alguém matar e fazer tira-gosto", afirma.

O cobrador de ônibus pagou R$ 20 aos adolescentes que estavam com o animal para salvar a vida do porco-espinho. Segundo Aílton, os adolescentes, que disseram que encontraram o animal na pista, logo aceitaram a proposta. "Eles iam levar para comer. O pessoal come muito esses bichos por aqui", disse. 

O cobrador acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), que enviou uma equipe da Polícia Ambiental ao local. "Disseram para eu levar lá, mas eu estava sem carro e não ia levar de ônibus, até porque podiam achar que eu estava traficando", afirma.

saiba mais
    De acordo com Aílton, devido ao desmatamento que ocorre em sua vizinhança, é muito comum a aparição de animais na zona urbana. "Aparece jiboia, sucuri, tamanduá. É muito animal, vivo e morto. Esse só ficou com o pezinho arranhado, mas não tem comido. A gente dá fruta, tudo o que dá ele não come", afirma. Aílton disse que o porco-espinho ficou sob os cuidados dele, da esposa e do filho. "Quando a gente pegava nele, ele ficava arrepiado, mas não atacou ninguém", conta.

O G1 conversou com um policial da equipe que resgatou o porco-espinho nesta tarde. Ele disse que o animal vai ser levado para a sede da Polícia Ambiental, em Salvador, nesta terça-feira, e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão do Ibama, na quarta-feira (29), quando deve passar por avaliação da equipe do Ibama.

Porco-espinho
O nome popular do animal é "Luís Caxeiro", segundo a bióloga  Conceição Pires, Cetas. De acordo com a especialista, pelo menos duas espécies são comuns em Salvador e região metropolitana - uma delas, chamada de "escuro", está ameaçada de extinção. 

Porco-espinho  (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Porco-espinho é conhecido popularmente como "Luís Caxeiro", diz especialista (Foto: Reprodução/TV Bahia)